TRINTA ANOS DE ANÁLISE MULTIVARIADA DE DADOS NO CAMPO DA GESTÃO ESTRATÉGICA: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA

Kelly Carvalho Vieira, André Luiz Paiva, Luiz Marcelo Antonialli, Joel Yutaka Sugano

Resumo


No campo de pesquisas sobre gestão estratégica os estudos de caso em profundidade têm sido amplamente substituídos pelo uso de ferramentas quantitativas baseadas no complexo de técnicas econométricas e análise multinível. Nesse meio, as técnicas de análise multivariada de dados estão sendo amplamente utilizadas. Diante do exposto, este estudo consiste em responder a seguinte pergunta de pesquisa: como são desenvolvidas as pesquisas sobre gestão estratégica que utilizaram de técnicas de análise multivariada de dados? Assim, o objetivo deste trabalho é identificar e descrever a utilização de técnicas de análise multivariada de dados em pesquisas sobre gestão estratégica. Este estudo consiste em uma revisão sistemática da literatura científica. Os resultados revelam que no ano de 2015, houve um grande aumento na quantidade de trabalhos que utilizaram como percurso metodológico alguma técnica de análise multivariada. Pelos resultados é possível inferir que a área de marketing tem oferecido uma significativa contribuição interdisciplinar fornecendo orientações substantivas para pesquisadores sobre o uso de modelagem de equações estruturais, aprimoramento de escalas e tratamento para melhorar a confiabilidade e validade dos dados. Ao que parece, os pesquisadores do campo da Gestão Estratégica vão extrair informações relativas a técnicas multivariadas em trabalhos de pesquisadores do campo do marketing, comportamento do consumidor e psicologia e trazendo as aplicações desse campo para a área da Gestão Estratégica – isso mostra relações importantes entre os campos do conhecimento e que não tinham sido apresentadas anteriormente.


Palavras-chave


Palavras-chave: Gestão Estratégica, Análise Multivariada de Dados; Revisão Sistemática

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Referências


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