ATITUDE AO ENDIVIDAMENTO E COMPORTAMENTO DE GESTÃO FINANCEIRA DO CONSUMIDOR

Luiz Alves da Silva Cruz Neto, Verónica Lidia Peñaloza Fuentes, Izabelle Quezado Barboza, Felipe Gerhard Paula Sousa

Resumo


É crescente o aumento do consumo em razão da popularização da oferta de crédito e do aprimoramento de produtos financeiros. Frente a essa realidade, o presente artigo objetiva analisar a correlação existente entre atitude ao endividamento e comportamento de gestão financeira do consumidor, verificando a influência de variáveis demográficas nessa relação. Considera-se, ainda, nesta pesquisa, as atitudes austera e hedônica, inerentes ao endividamento, e, no que tange ao comportamento de gestão financeira, os fatores gestão de caixa, gestão de crédito, seguro, poupança e investimento. Visando ao objetivo, foi desenvolvida uma pesquisa quantitativa, por meio de survey, com 213 respondentes e os dados foram analisados a partir de análise fatorial exploratória, análise de variância univariada (ANOVA) e correlação de Pearson.  Como principais resultados, identificou-se que a propensão ao endividamento exerce pouca influencia sobre o comportamento de gestão financeira e que aspectos mais racionais relacionados ao ciclo de vida provocam alterações na maneira como consumidores gerenciam os seus recursos financeiros. Ademais, diferente das outras dimensões do comportamento de gestão financeira, a atitude ao endividamento apresentou influência sobre o comportamento de poupança, evidenciando que o fator atitudinal austero influencia positivamente este comportamento.


Palavras-chave


Comportamento de gestão financeira, Atitude ao endividamento, Comportamento de poupança.

Texto completo:

PDF

Desenvolvido por:

Logomarca da Lepidus Tecnologia