MODELO DE GESTÃO EM EMPRESAS VAREJISTAS: ESTUDO DE CASO NO CONTEXTO DE UM POLO TÊXTIL

José Luiz Contador, João Eduardo Prudêncio Tinoco, Elio Takeshy Tachizawa, Carlos Manoel Valentim Quadrado

Resumo


O artigo apresenta uma proposta de modelo de gestão para uma pequena organização varejista, que atua no contexto de um polo de empresas do segmento têxtil. Nesse modelo, atividades operacionais seriam executadas de forma compartilhada, em uma central de serviços, comuns às empresas do polo, para fins de obtenção de economia de escala. A proposta pode se viabilizar, dado o atual momento das organizações de pequeno porte de se aliarem entre si. Esta tendência está associada às transformações que ocorrem nas grandes organizações, que: a) investem na automação e renovação tecnológica dos processos produtivos, outrora de uso intensivo de mão de obra, abrindo oportunidades para o surgimento de novos negócios; b) adotam a terceirização subcontratando, externamente, atividades tradicionalmente executadas internamente; c) estabelecem estratégias de utilização de um núcleo permanente de pessoal especializado, complementado por grupo de pessoas que podem ser mobilizadas e descontratadas em função da flutuação da demanda; d) induzem o incremento econômico dos setores de serviços e comércio, que se caracterizam pelo uso intensivo de mão de obra. O enfoque metodológico adotado foi o estudo de caso. Como resultado da implementação do novo modelo de gestão, obteve-se otimização e agilização nas ações estratégicas, constituindo-se em diferencial competitivo das empresas, individualmente e no contexto de um polo de empresas varejistas.

 


Palavras-chave


arranjo produtivo local; rede de empresas; modelo de gestão no segmento varejista; serviços compartilhados

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