PERFIL DE FUNCIONÁRIOS E EFICÁCIA DE LIDERANÇA NA RESOLUÇÃO DE SITUAÇÕES CRÍTICAS

Marley Rosana Melo de Araújo, Diogo Araújo DeSousa, Othon Cardoso de Melo Neto, Thiago Cavalcante Lima

Resumo


Esta pesquisa consiste em um teste empírico da Teoria Caminho-Meta e teve por objetivos: 1) verificar se o contexto situacional influencia no julgamento de eficácia de liderança; 2) investigar, à luz das características dos subordinados, a preferência por tipos de liderança para resolver situações críticas. Participaram da pesquisa 24 membros de uma empresa hoteleira de Aracaju-SE. Foram submetidas aos participantes situações hipotéticas do ambiente hoteleiro com 4 possíveis soluções representativas dos tipos de liderança, para que manifestassem qual líder resolvia eficazmente a situação. Adicionalmente, foi aplicado um diferencial semântico para apurar características dos participantes. O Qui Quadrado apontou escolhas significativas de determinados comportamentos de liderança a depender da situação. A ANOVA Kruskal-Wallis demonstrou que a escolha pela liderança participativa para resolver situação de exigência de produção relacionou-se a traços de autoritarismo e menor necessidade de estruturação. A opção pela liderança participativa para resolver situação de equívoco em tarefa corriqueira relacionou-se com maiores traços de autoritarismo e percepção de autoeficácia. Este trabalho adiciona ao meio acadêmico evidências que sustentam parcialmente as proposições da Teoria Caminho-Meta de liderança.

Palavras-chave


Tipos de Liderança; Perfil dos Funcionários; Situações Críticas; Setor Hoteleiro

Texto completo:

PDF

Referências


ADAMS, J.S. Inequity in social exchange. In: BERKOWITZ, L. (Org.). Advances in experimental social psychology. New York: Academic Press, 1965. p.267-299. (Vol. 2).

ARAÚJO, M.R.M. et al. Preferência por tipos de liderança: um estudo em empresa sergipana do setor hoteleiro. Rev. Estudos de Psicologia, v.18, n.2, p.203-211, abril-junho 2013.

BURKE, C.S. et al. What type of leadership behaviors are functional in teams? A meta-analysis. Rev. The Leadership Quarterly, v.17, p.288-307, 2006.

CARTER, L. et al. O comportamento dos líderes e de outros membros do grupo. In: CARTWRIGHT, D.; ZANDER, A. (Orgs.). Dinâmica de grupo: pesquisa e teoria. São Paulo: Herder, 1969. p.638-649. (Coleção ciências do comportamento, Vol.2).

FIEDLER, F.E. A distância psicológica do líder e a eficiência do grupo. In: CARTWRIGHT, D.; ZANDER, A. (Orgs.). Dinâmica de grupo: pesquisa e teoria. São Paulo: Herder, 1969. p.731-757. (Coleção ciências do comportamento, Vol.2).

FREITAS, C.M.F. Estudo da motivação e da liderança na indústria hoteleira da RAM. 2006. 141f. Dissertação (Mestrado) - Universidade da Madeira, Funchal, Portugal. 2006.

HAMBLIN, R.L. Liderança e crises. In: CARTWRIGHT, D.; ZANDER, A. (Orgs.). Dinâmica de grupo: pesquisa e teoria. São Paulo: Herder, 1969. p.713-730. (Coleção ciências do comportamento, Vol.2).

HOUSE, R.J. Path-goal theory of leadership: lessons, legacy, and a reformulated theory. Rev. The Leadership Quarterly, v.7, p.323-352, 1996.

KAHN, R.L.; KATZ, D. Práticas de liderança e sua relação com a produtividade e o moral. In: CARTWRIGHT, D.; ZANDER, A. (Orgs.). Dinâmica de grupo: pesquisa e teoria. São Paulo: Herder, 1969. p.691-712. (Coleção ciências do comportamento, Vol.2).

KIRSCHT, J.P.; LODAHL, T.M.; HAIRE, M. Alguns fatores na seleção de líderes por membros de pequenos grupos. In: CARTWRIGHT, D.; ZANDER, A. (Orgs.). Dinâmica de grupo: pesquisa e teoria. São Paulo: Herder, 1969. p.650-656. (Coleção ciências do comportamento, Vol.2).

MELO, E.A.A. Escala de avaliação do estilo gerencial (EAEG): desenvolvimento e validação. Rev. Psicologia: organizações e trabalho, v.4, p.31-62, 2004.

NICOL, A.A.M. Social dominance orientation, right-wing authoritarianism, and their relation with leadership styles. Rev. Personality and Individual Differences, v.47, p.657-661, 2009.

PASQUALI, L. Testes referentes a construto: teoria e modelo de construção. In: PASQUALI, L. e cols. (Orgs.). Instrumentação psicológica: fundamentos e práticas. Porto Alegre: Artmed, 2010. p.165-198.

SCHERMERHORN JR., J.R.; HUNT, J.G.; OSBORN, R.N. Fundamentos de comportamento organizacional. 2.ed. Porto Alegre: Bookman, 2008. 328p.

SCHRIESHEIM, C.A.; NEIDER, L.L. Path-goal leadership theory: the long and winding road. Rev. The Leadership Quarterly, v.7, p.317-321, 1996.

SOTO, E. Comportamento organizacional: o impacto das emoções. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2005. 313p.

SPECTOR, P.E. Psicologia nas organizações. 4.ed. São Paulo: Saraiva, 2012. 430p.

WAGNER III, J.A.; HOLLENBECK, J.R. Comportamento organizacional: criando vantagem competitiva. 3.ed. São Paulo: Saraiva, 2012. 496p.

WALSTER, E.; BERSCHEID, E.; WALSTER, G.W. New directions in equity research. Journal of Personality and Social Psychology, v.25, p.151-176, 1973.

WALSTER, E.; WALSTER, G.W. Equity and social justice. Journal of Social Issues, v.31, p.21-43, 1975.

WHITE, R.; LIPPITT, R. Comportamento do líder e reação dos membros em três “climas sociais”. In: CARTWRIGHT, D.; ZANDER, A. (Orgs.). Dinâmica de grupo: pesquisa e teoria. São Paulo: Herder, 1969. p.657-690. (Coleção ciências do comportamento, Vol.2).

ZANELLI, J.C.; SILVA, N. Interação humana e gestão: a construção psicossocial das organizações de trabalho. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2008. 130p.


Desenvolvido por:

Logomarca da Lepidus Tecnologia