CULTURA DE APRENDIZAGEM E PRIVATIZAÇÃO: UM ESTUDO DE CASO NA TRANSNORDESTINA

Giselle Cavalcante Queiroz, Tereza Cristina Batista de Lima, Sofia Batista Ferraz, Serafim Firmo de Souza Ferraz, Augusto Cézar de Aquino Cabral

Resumo


Esta pesquisa objetiva analisar a configuração da Cultura de Aprendizagem e das suas dimensões predominantes entre funcionários egressos antes e depois do processo de privatização em uma organização concessionária da malha ferroviária. Trata-se, inicialmente, de pesquisa quantitativa, na modalidade survey, por meio do Questionário de Dimensões da Organização de Aprendizagem – DLOQ-A aplicado a 102 respondentes, cujos resultados foram tratados por meio da estatística descritiva e, qualitativamente, por meio de entrevistas semiestruturadas com dirigentes da empresa. Os resultados evidenciam as dimensões Criação de Oportunidades para a Aprendizagem Contínua e o Provimento de Liderança Estratégica para a Aprendizagem com resultado moderado. A contribuição deste trabalho encontra-se na análise da configuração de uma cultura de aprendizagem em organização privatizada, que está inserida, como decorrência deste processo, em um ambiente de críticas e cobranças por melhores resultados.

 


Palavras-chave


Privatização; Cultura de Aprendizagem; Comportamento Organizacional

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