Propaganda para Mulheres, Comportamento e Sociedade: o caso Hope

José Alberto Carvalho dos Santos Claro, Daura de Menezes Santos

Resumo


No ano de 2011, ocorreu uma polêmica em torno da campanha publicitária “Certo e Errado” da marca de lingerie Hope, em virtude da denúncia realizada pela Secretaria Nacional de Políticas para as Mulheres ao Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária. O objetivo deste estudo é verificar as transformações do comportamento das mulheres entrevistadas com relação à sedução na mídia após esse fato. Utilizou-se pesquisa exploratória, baseada em revisão teórica, pesquisa documental, análise de opiniões publicadas na internet e entrevista com trinta mulheres sobre o assunto. Verificou-se que, atualmente, as mulheres entendem a sedução difundida na mídia como forma de poder, apesar de não ser uma realidade unânime.

Palavras-chave: Propaganda. Sexismo. Mulher. Comportamento.

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Propaganda. Sexismo. Mulher. Comportamento.

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