A Estratégia na Incerteza: explorando cenários para empresas recém-criadas no mercado brasileiro de tecnologia da informação

Rodrigo Bahia Cerqueira Viana

Resumo


Este artigo visa elaborar as possibilidades de posicionamento estratégico para a expansão de negócios e a inserção de empresas brasileiras (em especial as chamadas empresas startup ou empresas iniciantes) no mercado global, utilizando a Internet como plataforma de fornecimento de serviços aos consumidores. Na busca de uma solução para evitar dilemas decorrentes de um posicionamento estratégico frágil, entende-se que é necessário avaliar conscientemente quais os cenários futuros a que a empresa vai estar submetida no mercado brasileiro e global, através da simulação de possíveis alterações nos ambientes mercadológico, competitivo e macroeconômico. Considera-se que o planejamento por cenários seria a melhor ferramenta para aprimorar o posicionamento estratégico da empresa startup, pois criaria um mapa inicial que pode ser refeito e aprimorado gradualmente. Desta forma, busca-se propor alguns cenários e analisar as opções disponíveis para que estas empresas atinjam um posicionamento adequado aos desafios encontrados no mercado em que atuam. Para ilustrar os possíveis cenários e reais desafios enfrentados pelas empresas startup brasileiras, utiliza-se uma empresa fictícia como exemplo desta análise, buscando-se simular as opções de posicionamento estratégico para esta empresa, de acordo com os cenários propostos.


Palavras-chave


Posicionamento estratégico, Análise de Cenários, Inovação, Tecnologia da Informação

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