Caos, Complexidade, Comunicação ‘Rogeriana’ e o Processo de Ensino-Aprendizagem: um estudo observacional

Nildes Raimunda Pitombo Leite, Alessandra Demite Gonçalves de Freitas, Marco Antonio Batista da Silva, Everton Ferreira de Oliveira, Cláudio Cesar da Silva

Resumo


Este artigo apresenta uma análise ‘rogeriana’ da comunicação, à luz da teoria do caos e da complexidade, retratada no filme ‘Náufrago’, de Robert Zemeckis (2000), cujas características expressas podem ser, por vezes, difíceis para identificação e análise, por meio de discussões diretas em interações humanas. Com o suporte da teoria do caos e da complexidade, aliada à abordagem ‘rogeriana’, busca-se responder à questão de como a comunicação pode ser utilizada em prol do processo de ensino-aprendizagem em Administração. O uso de filmes tem a vantagem de não expor os seres humanos a situações para as quais eles não estejam preparados e, sobretudo, encerra o poder de verificar repetidamente as cenas para que os conceitos e processos humanos possam ser compreendidos e, posteriormente, apreendidos para se proceder a auto-análise. A questão de pesquisa é considerada parcialmente respondida, quando levadas em conta tais prerrogativas. A análise dos discursos de Chuck, apresentados nas partes I, II, III e IV do filme, ajudam a responder à questão, uma vez que esses discursos apresentam o gestor e o ser humano simultaneamente, capaz de: comunicar unilateral e duramente as orientações aos funcionários; mostrar sensibilidade para ouvir; demonstrar profunda satisfação em ser ouvido; exercer a capacidade de ser mais autêntico e, em consequência, de provocar maior autenticidade nos outros; auto-organizar-se, a partir de um evento caótico e complexo; promover crescimento que faça sentido para as interações humanas. Considera-se que o processo de ensino-aprendizagem em Administração pode ser desenvolvido por meio de atenção: às comunidades que podem ser formadas a partir da sala de aula; à participação livre das pessoas em seus relacionamentos nessas comunidades; às possibilidades de criação de relações eficazes por intermédio da análise de filmes comerciais como recursos didáticos; às discussões acerca dos elementos contidos na concepção ‘rogeriana’ da comunicação; às possibilidade de as análises fílmicas servirem de pontes entre os personagens e as pessoas que ocupam seus lugares nas instituições de ensino e nas organizações.


Palavras-chave


Teoria do Caos e Complexidade. Comunicação. Estudo Observacional. Processo de Ensino-aprendizagem em Administração.

Texto completo:

PDF

Referências


ABBAGNANO, N. Dicionário de filosofia. São Paulo: Martins Fontes, 2003.

AGOSTINHO, M. E. Complexidade e organizações: em busca de uma gestão autônoma. São Paulo: Atlas, 2003.

ALMEIDA, M. J. Imagens e sons: a nova cultura oral. São Paulo: Cortez, 2004. (Coleção Questões da Nossa Época, n. 32).

ANSELMO, E. e VARGAS, N. Modelo de gestão de organizações que operam em ambientes caóticos e complexos: um estudo de caso da Odebrecht Engenharia e Construções S.A. In: SANTOS, S.A. & PAQUALE, P. P. (Org.) Fronteiras da Administração I: teorias, aplicações e tendências. Campinas: Akademika, 2004.

BAÊTA, A. M. C. Filmes no ensino e aprendizagem de questões éticas na administração pública. In: DAVEL, E.; VERGARA, S. C.; GHADIRI, D. P. (Orgs.). Administração com arte: experiências vividas de ensino-aprendizagem. São Paulo: Atlas, 2007.

BARBOSA, A. R.; TEIXEIRA, L. R. A utilização de filmes no ensino de Administração. In: ENCONTRO DE ENSINO E PESQUISA EM ADMINISTRAÇÃO E CONTABILIDADE – EnPQ, 1., 2007, Recife. Anais... Recife: ANPAD, 2007.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2010.

BARROS, M. Kubrick e Cultura Organizacional. In: DAVEL, E.; VERGARA, S. C.; GHADIRI, D. P. (Orgs.). Administração com arte: experiências vividas de ensino-aprendizagem. São Paulo: Atlas, 2007.

BAUER, R. Gestão da mudança: caos e complexidade nas organizações. São Paulo: Atlas, 1999.

CAPRA, F.; STEINDL-RAST, D. Pertencendo ao universo. São Paulo: Cultrix, 1993.

CAPRA, F. A teia da vida. São Paulo: Cultrix, 1996.

CHIZZOTTI, A. Pesquisa qualitativa em ciências humanas e sociais. Petrópolis: Vozes, 2008.

COOPER, D. R.; SCHINDLER, P. S. Métodos de pesquisa em Administração. Porto Alegre: Bookman, 2003.

DAVEL, E.; VERGARA, S. C.; GHADIRI, D. P. Administração com arte: papel e impacto da arte no processo de ensino-aprendizagem. In: DAVEL, E.;VERGARA, S. C.; GHADIRI, D. P. (Orgs.). Administração com arte: experiências vividas de ensino-aprendizagem. São Paulo: Atlas, 2007.

DENZIN, N. K.; LINCOLN, Y. S. Handbook of qualitative research. London: Sage Publications, 2000.

DESSLER, G. Conquistando comprometimento – como construir e manter uma força de trabalho competitiva. São Paulo: Makron Books, 1996.

DUTRA, F. A. F.; ERDMANN, R. H. Análise do Planejamento e Controle de Produção sob a ótica da Teoria da Complexidade. Produção, v. 17, n. 2, pp. 407-419, São Paulo: 2007.

FLEURY, M. T. L. e SANSUR, A. M. Nenhum a menos: desvendando conceitos sobre gestão por competências. In: DAVEL, E.; VERGARA, S. C.; GHADIRI, D. P. (Orgs.). Administração com arte: experiências vividas de ensino-aprendizagem. São Paulo: Atlas, 2007.

FLICK, U. Uma introdução à pesquisa qualitativa. Porto Alegre: Bookman, 2004.

GILL, R. Análise de discurso. In: BAUER, M. W.; GASKELL, G. Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som – um manual prático. Rio de Janeiro: Vozes, 2002.

GODOI, C. K. Perspectivas de análise do discurso nos estudos organizacionais. In: GODOI, C. K.; BANDEIRA-DE-MELO, R.; SILVA, A. B. (Orgs.) Pesquisa Qualitativa em Estudos Organizacionais – Paradigmas, Estratégias e Métodos. São Paulo: Saraiva, 2010.

IPIRANGA, A. S. R. A narração fílmica no ensino de gestão de pessoas e de comportamento organizacional. In: DAVEL, E.; VERGARA, S. C.; GHADIRI, D. P. (Orgs.). Administração com arte: experiências vividas de ensino-aprendizagem. São Paulo: Atlas, 2007.

LEITE, N. R. P.; LEITE, F. P. Um estudo observacional do filme Denise Está Chamando à luz da Teoria de Ação de Chris Argyris e Donald Schön. Revista de Gestão USP, v. 14, n. especial, p. 77-91. São Paulo: FEAUSP, 2007.

LEITE, N. R. P.; LEITE, F. P. A linguagem fílmica na formação e no fortalecimento de grupos, equipes e times de trabalho: aplicações do estudo observacional. Revista de Gestão da USP, v.17, n.1, pp. 75-97. São Paulo: FEA-USP, 2010.

LEITE, N. R. P.; LEITE, F. P.; NISHIMURA, A. T.; CHEREZ, R. L. Educação tutorial: revitalizando ensino-aprendizagem e pesquisa em Administração. Faces - Revista de Administração, v. 9, n.4, pp. 87-104. Belo Horizonte: 2010.

LEITE, N. R. P.; NISHIMURA, A. T.; LEITE, F. P. O estudo do construto amor em Administração: ciência ou senso comum? Revista REUNA, v.15, n.2, pp. 59-81. Belo Horizonte: 2010.

MACHADO, R. Deleuze, a arte e a filosofia. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editora, 2009.

MARTINS, G. A. Estudo de caso – uma estratégia de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2008.

MATURANA, H.; VARELA, F. Autopoiesis and Cognition. D. Reidel, Dordrecht: Holanda, 1980.

MENDONÇA, J. R. C.; GUIMARÃES, F. P. Do quadro aos “quadros”: o uso de filmes como recurso didático no ensino de Administração. In: ENCONTRO DE ENSINO E PESQUISA EM ADMINISTRAÇÃO E CONTABILIDADE – EnPQ, 1., 2007, Recife. Anais... Recife: ANPAD, 2007.

MINAYO, M. C. (Org.) Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Petrópolis: Editora Vozes, 2004.

NAPOLITANO, M. Como usar o cinema na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2009.

NASCIMENTO, K. Comunicação interpessoal eficaz: verdade & amor. Rio de Janeiro: INCISA – Informação Científica Sociedade Anônima – Série Desenvolvimento de Executivos, nº. 13, 1977.

OLIVEIRA, A. L.; REZENDE, D. C.; CARVALHO, C. C. Redes Interorganizacionais Horizontais Vistas como Sistemas Adaptativos Complexos Coevolutivos: O Caso de uma Rede de Supermercados. RAC - Revista de Administração Contemporânea, v. 15, n. 1, pp. 67-83. Curitiba: ANPAD, 2011.

PUTNAM, L.; FAIRHURST,G. Discourse analysis in organizations: issues and concerns. In: JABLIN, F. M.; PUTNAM, L. (Ed.). The new handbook of organizational communication: advances in theory, research and methods. Thousand Oaks: Sage, 2001.

REBELO, L. M. B.; ERDMANN, R. H. Modelo de Formação de Estratégia de Gestão em Instituições de Ensino Superior sob o enfoque da Teoria da Complexidade. RAI – Revista de Administração e Inovação, v. 4, n.1, pp. 05-20. São Paulo: UNINOVE, 2007.

RICHARDSON, R. Pesquisa social: métodos e técnicas. São Paulo: Atlas, 1989.

ROGERS, C. R. Um jeito de ser. São Paulo: EPU, 1983.

ROGERS, C. R. Tornar-se pessoa. São Paulo: Martins Fontes, 1999

ROGERS, C. R. ROERHLISBERGER, F. J. Barreiras e portas para a comunicação. In: ARGYRIS, C.; BARTOLOMÉ, F.; ROGERS, C. R. [et.al] Comunicação eficaz na empresa. Harvard Business Review Book, p. 31-39, partes I e II. Rio de Janeiro: Campus, pp. 31-42, 1999.

RUELLE, D. Chance and Chaos.Princenton: Princenton University Press, 1991.

SARAIVA, L. A. S. Tempos modernos, Metrópolis e Rashomon no ensino de teorias da administração. In: DAVEL, E.; VERGARA, S. C.; GHADIRI, D. P. (Orgs.). Administração com arte: experiências vividas de ensino-aprendizagem. São Paulo: Atlas, 2007.

SERVA, M. O Paradigma da Complexidade e a Análise Organizacional. RAE - Revista de Administração de Empresas, v. 32, n. 2, pp. 26-35. São Paulo: FGV, 1992.

SERVA, M.; DIAS, T.; ALPERSTEDT, G. D. Paradigma da Complexidade e Teorias das Organizações: Uma reflexão epistemológica. RAE, v. 50, n. 3, pp. 276-287. São Paulo: FGV, 2010.

STACEY, R. D. The Chaos Frontier: Creative Strategic Control for Business. Oxford: Butterworth Heinmann, 1991.

STACEY, R. D. Complexity and Creativity in Organizations. San Francisco: Berrett-Koehler, 1996.

STADNICK, K. T.; ERDMANN, R. H.; REBELO, L. M. B. A Produção de Serviços em Saúde Sob a Ótica da Teoria da Complexidade: Estudo do PCP do Setor de Análises Clínicas de um Hospital Universitário. RAI – Revista de Administração e Inovação, v. 3, n.2, pp. 83-102. São Paulo: UNINOVE, 2006.

VALENÇA, A. C. Eficácia Profissional – Obra em homenagem aos 23 anos da publicação de Theory in Practice de Chris Argyris e Donald Schön. Rio de Janeiro: Qualitymark Editora Ltda., 1997.

VALENÇA & ASSOCIADOS. Brubaker – Um caso em Teoria de Ação. Recife: Edições Bagaço, 1999.

VERGARA, S. C. Métodos de pesquisa em administração. São Paulo: Atlas, 2005.

VERGARA, S. C. Arte cenográfica, vídeos, dramatizações e música no ensino de teoria das organizações. In: DAVEL, E.; VERGARA, S. C.; GHADIRI, D. P. (Orgs.). Administração com arte: experiências vividas de ensino-aprendizagem. São Paulo: Atlas, 2007.

WHEATLEY, M. J. Liderança e a Nova Ciência. São Paulo, Editora Cultrix, 1999.

WOOD JR. T. A utilização de filme e fotografia na discussão do conceito de liderança, In: DAVEL, E.; VERGARA, S. C.; GHADIRI, D. P. (Orgs.). Administração com arte: experiências vividas de ensino-aprendizagem. São Paulo: Atlas, 2007.

YIN, R. Estudo de caso: planejamento e métodos. São Paulo: Bookman, 2005.

ZEMECKIS, R. Náufrago (Cast Away). DreamWorks SKG / 20th Century Fox / Image Movers / Playtone. EEUU: 2000.


Desenvolvido por:

Logomarca da Lepidus Tecnologia