RELEVÂNCIA DA APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL EM EMPRESAS CALÇADISTAS PARA A ADOÇÃO DAS PRÁTICAS DO MODELO CONCEITUAL DA INDÚSTRIA 5.0

Jacques André Grings, Dusan Schreiber, Serje Schmidt

Resumo


A indústria 5.0 emergiu como uma visão de futuro, posicionando o ser humano no centro da transformação tecnológica e apresentando oportunidades e desafios para a adoção desta no contexto das indústrias de manufatura. O objetivo do artigo foi discutir a relevância da aprendizagem organizacional para a adoção das práticas do modelo conceitual da indústria 5.0 em uma empresa calçadista da região do Paranhana, estado do Rio Grande do Sul. No estudo qualitativo, os dados empíricos foram coletados através de entrevistas semiestruturadas com diretores dos setores de RH e de Produção, pelo levantamento documental de registros internos, e de observação sistemática não participante. Os resultados evidenciaram que a aprendizagem organizacional está incorporada na rotina operacional, focando em tarefas operacionais específicas. O modelo conceitual da indústria 5.0 não é uma realidade para a empresa calçadista, pois as práticas operacionais adotadas se aproximam do modelo conceitual das indústrias 2.0 e 3.0, contudo, o déficit de mão de obra sinaliza perspectivas concretas de adoção de tecnologias da indústria 4.0.

Palavras-chave


Novas tecnologias; Humanização nas relações de trabalho; Desenvolvimento organizacional; Mudança organizacional.

Texto completo:

PDF

Referências


ABUBAKR, M.; ABBAS, A.; TOMAZ, I.; SOLIMAN, M.; LUQMAN, M.; HEGAB, H. Sustainable and smart manufacturing: an integrated approach. Sustainability, v. 12, n. 6, 2020. https://doi.org/13390/su12062280.

ADEL, A. Future of industry in society: human-centric solutions, challenges and prospective research areas. Journal of Cloud Computing, v. 11, n. 1, 2022. https://doi.org/10.1186/s13677-022-00314-5.

AMMAR, M.; HALEEM, A.; JAVAID, M.; BAHL, S.; VERMA, A. S. Implementing industry 4.0 technologies in self-healing materials and digitally managing the quality of manufacturing. Materials Today: Proceedings, v. 52, n. 4, 2021. https://doi.org/10.1016/j.matpr.2021.09.248.

Associação Portuguesa dos Industriais de Calçado, Componentes, Artigos de Pele e seus Sucedâneos. APICCAPS. Análise trimestral de conjuntura à indústria de calçado: 1º trimestre 2024. https://www.apiccaps.pt/apiccaps/quem-somos/123.html.

BASTOS, A. V. B.; GONDIM, S. M. G.; LOIOLA, E. Aprendizagem organizacional versus organizações que aprendem: características e desafios que cercam essas duas abordagens de pesquisa. Revista de Administração, v. 39, n. 3, p. 220-230, 2004. http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/25588.

BINCZYCKI, B.; DOROCKI, S. Industry 4.0: a chance or a threat for gen Z? the perspective of economics student. Sustainability, v. 14, n. 4, 2022. https://doi.org/10.3390/su14148925.

BOHLANDER, G. W.; SNELL, S. Administração de recursos humanos. Cengage Learning, 2015.

BRAUN, V.; CLARKE, V. Using thematic analysis in psychology. Qualitative Research in Psychology, v. 3, n. 2, p. 77-101, 2006. https://doi.org/10.1191/1478088706qp063oa.

CANGELOSI, V.; DILL, W. Organizational learning: observations toward a theory. Administrative Science Quarterly, v. 10, p. 175–203, 1965. http://dx.doi.org/10.2307/2391412.

COLANTUONO, A. C. S.; SOUSA, N. C. A indústria calçadista no âmbito das cadeias produtivas globais. Revista da Faculdade de Administração e Economia, v. 9, n. 1, p. 15-41, 2018. https://doi.org/10.15603/2176-9583/refae.v9n1p15-41.

COOPEY, J.; BURGOYNE, J. Politics and organizational learning. Journal of Management Studies, v. 37, n. 6, 2000. 10.1111/1467-6486.00208.

DEMIR, K. A.; DÖVEN, G.; SEZEN, B. Industry 5.0 and human: Robot co-working. Procedia Computer Science, v. 158, p. 688-695, 2019. https://doi.org/10.1016/j.procs.2019.09.104.

DI NARDO, M.; YU, H. Industry 5.0: The prelude to the sixth industrial revolution. Applied Systems Innovation, v. 4, n. 45, 2021. https://doi.org/10.3390/asi4030045.

DOYLE-KENT, M.; KOPACEK, P. Industry 5.0: Is the manufacturing industry on the cusp of a new revolution? Advances in Mechanical Engineering, v. 12, n. 5, p. 432–441, 2020. https://doi.org/10.1007/978-3-030-31343-2_38.

FERREIRA, P. I. Gestão por competências. LTC, 2015.

FRAGA-LAMAS, P., LOPES, S. I.; Fernández-Caramés, T. M. Green IoT and edge AI as key technological enablers for a sustainable digital transition towards a smart circular economy: An industry 5.0 use case. Sensors, v. 21, n. 17, 2021. https://doi.org/10.3390/s21175845.

FUCK, M. P.; VILHA, A. M. Inovação tecnológica: Da definição à ação. Contemporâneos, Revista de Artes e Humanidades, v. 9, n. 1, p. 1-21, 2011. https://revistacontemporaneos.com.br/n9/dossie/inovacao-tecnologica.pdf.

GANDOLFI, F.; PEDRA, S. Leadership, leadership styles, and servant leadership. Journal of Management Research, v. 18, n. 4, p. 261-269, 2018. https://www.lasnny.org/wp-content/uploads/2018/11/Leadership-Leadership-Styles-and-Servant-Leadership.pdf

GHOBAKHLOO, M.; IRANMANESH, M.; MUBARAK, M. F.; MUBARIK, M.; REJEB, A.; NILASHI, M. Identifying Industry 5.0 contributions to sustainable development: A strategy roadmap for delivering sustainability values. Sustainable Production and Consumption, v. 33, p. 716-737, 2022. https://doi.org/10.1016/j.spc.2022.07.007.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. Atlas, 2022.

HENDARMAN, A. F.; SARI, F. A.; REZA, L. V. I.; DAMAR, M. R.; HANDAYANI, M.; LAWRENCE, T. B.; MAUWS, M. K.; DYCK, B.; KLEYSEN, R. F. The politics of organizational learning: Integrating power into the 4I framework. Academy of Management Review, v. 30, n. 1, p. 180–191, 2005. https://doi.org/10.5465/AMR.2005.15281451.

JUNIOR, R. G. D.; PEREIRA, C. H. B.; JUNIOR, F. G. d. P. Competências empreendedoras de dirigentes que atuam em empresas intensivas em tecnologia. Revista Eletrônica de Gestão Organizacional, v. 18, p. 214-226, 2020. https://periodicos.ufpe.br/revistas/index.php/gestaoorg/article/view/249431/37854.

LONGO, F.; PADOVANO, A.; UMBRELLO, S. Value-oriented and ethical technology engineering in Industry 5.0: A human-centric perspective for the design of the factory of the future. Applied Sciences, v. 10, n. 12, p. 1-25, 2020. https://doi.org/10.3390/app10124182.

MEYER, J. L. Organizational learning. In M. J. SCHABRACQ, J. A. M. WINNUBST, S. MUKHUTY, A. UPADHYAY,; H. ROTHWELL (Eds.), Strategic sustainable development of Industry 4.0 through the lens of social responsibility: The role of human resource practices, p. 2068–2081, 2022. Business Strategy and the Environment. https://doi.org/10.1002/bse.3008.

NAHAVANDI, S. Industry 5.0 - A human-centric solution. Sustainability, v. 11, n. 16, p. 1-13, 2019. https://doi.org/10.3390/su11164371.

MUKHUTY, S.; UPADHYAY, A.; ROTHWELL, H. Strategic sustainable development of Industry 4.0 through the lens of social responsibility: The role of human resource practices. Business Strategy and the Environment, v. 31, n. 6, p. 2068-2081, 2022. https://doi.org/10.1002/bse.3008.

O’RIORDAN, A.; COADY, J.; NEWE, T.; DOOLY, G. Industry 4.0: Pillars for smart manufacturing: A review. Conference Paper, 2019.

QUINTINO, L. F.; DA SILVEIRA, A. M.; DE AGUIAR, F. R.; RUWER, L. M. E. Indústria 4.0. Sagah, 2019.

ROBEY, D.; BOUDREAU, M. C.; ROSE, G. M. Information technology and organizational learning: A review and assessment of research. Acting, Management & Information Technology, v. 10, n. 2, p. 125–155, 2000. https://doi.org/10.1016/S0959-8022(99)00017-X

SAADAT, V.; SAADAT, Z. Organizational learning as a key role of organizational success. Procedia - Social and Behavioral Sciences, v. 230, p. 219-225, 2016. https://doi.org/10.1016/j.sbspro.2016.09.028.

SALVADORINHO, J.; BASTOS, T.; PINTO, P.; TEIXEIRA, L. Lean manufacturing vs coaching alliance in engagement promotion: An employee suggestion system prototype. In F. J. G. Silva, L. P. Ferreira, J. C. Sá, M. T. Pereira, & C. M. A. Pinto (Eds.), Flexible automation and intelligent manufacturing: Establishing bridges for more sustainable manufacturing systems, p. 332–339, 2023. https://doi.org/10.1007/978-3-031-38165-2_39.

SCHILLING, J.; KLUGE, A. Barriers to organizational learning: An integration of theory and research. International Journal of Management Reviews, v. 11, n. 3, p. 337–360, 2009. https://doi.org/10.1111/j.1468-2370.2008.00242.x.

SCHREIBER, D.; WALLAUNER, L. A. Análise de alternativas de adoção da internet das coisas (IoT) no processo de fabricação de calçados. Exacta, 2023. https://periodicos.uninove.br/exacta/article/view/23012.

SHABUR, A.; RAHMAN, K. A.; SIDDIKI, R. Evaluating the difficulties and potential responses to implement Industry 4.0 in Bangladesh’s steel sector. Journal of Engineering and Applied Sciences, v. 70, 2023. https://doi.org/10.1186/s44147-023-00336-z.

SUÁREZ, J. C.; PAREDES, S. S. El factor humano y su rol en la transición a Industria 5.0: Una revisión sistemática y perspectivas futuras. Entreciencias, v. 10, n. 24, p. 1–18, 2022. https://doi.org/10.22201/enesl.20078064e.2022.24.81727.

VAIDYA, S.; AMBAD, P.; BHOSLE, S. Industry 4.0: A glimpse. In 2nd International Conference on Materials Manufacturing and Design Engineering, p. 233–238, 2018. Procedia Manufacturing.

XU, X.; LU, Y.; VOGEL-HEUSER, B.; WANG, L. Industry 4.0 and Industry 5.0: Inception, conception and perception. Journal of Manufacturing Systems, v. 61, p. 530–535, 2021. https://doi.org/10.1016/j.jmsy.2021.10.006.

YIMAZ, A.; DORA, M.; HEZARKHANI, B.; KUMAR, M. Lean and Industry 4.0: Mapping determinants and barriers from a social, environmental, and operational perspective. Technological Forecasting & Social Change, v. 175, 2022. https://doi.org/10.1016/j.techfore.2021.121320.

ZIZIC, M. C.; MLADINEO, M.; GJELDU, N.; CELENT, L. From Industry 4.0 towards Industry 5.0: A review and analysis of paradigm shift for the people, organization and technology. Energies, v. 15, 2022. https://doi.org/10.3390/en15145221.


Desenvolvido por:

Logomarca da Lepidus Tecnologia