A MULHER DIGITAL INFLUENCER: QUE TRABALHO É ESSE?

Adélia Marina de Campos Cursino, Carolina Maria Mota-Santos, Daniela Martins Diniz, Antônio Moreira de Carvalho-Neto

Resumo


Este artigo apresenta resultados de estudo destinado a analisar o que é ser influencer a partir da visão de vinte mulheres digital influencers. Quanto ao método, foi realizada pesquisa de natureza qualitativa que buscou captar a percepção de mulheres influencers atuantes em cinco cidades brasileiras. Os dados obtidos revelam que o trabalho de digital influencer ainda  não é bem compreendido pela sociedade por ser algo relativamente novo. Mesmo possuindo milhares de seguidores que acessam diariamente os seus perfis nas redes sociais, as mulheres revelam que ainda há uma visão distorcida do que é ser digital influencer e que a maioria das pessoas enxerga somente o lado positivo, desconsiderando que é uma atividade que demanda responsabilidades, estudo e trabalho árduo. Sobre o que é ser influencer, um ponto comum emergente nos diferentes relatos foi o fato de considerarem que o seu trabalho influenciam, de alguma forma, a vida das pessoas. Outro achado relevante é que, no início, a maioria das mulheres não imaginava que essa atividade se transformaria em um trabalho e que elas seriam remuneradas por ele. A maioria dos perfis em redes sociais foi criado de forma espontânea, sem a intenção de que se transformasse em um negócio remunerado.

Palavras-chave


Mulheres; Influenciadores Digitais; Redes Sociais.

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