A FAMA PÕE MESA? A PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS NO SETOR DE RESTAURANTES NO “NOVO NORMAL”
Resumo
Além de preocupações com a saúde pública, a COVID-19 trouxe vários desafios para as atividades econômicas. As atividades pautadas pelo contato direto com os consumidores foram temporariamente interrompidas, havendo necessariamente uma adaptação por meio de estratégias para garantir a continuidade da oferta de serviços em diversos setores, entre eles, o de restaurantes, no que vem sendo conhecido como o “novo normal". Este estudo tem como objetivo compreender como o setor de restaurantes vem adequando a prestação de serviços no contexto pandêmico da COVID-19 na cidade de João Pessoa – PB. A pesquisa adotou a abordagem qualitativa em um estudo de múltiplos casos. A técnica de coleta de dados empregada foi a de entrevistas estruturadas e semiestruturadas aplicadas a 10 gestores de restaurantes da cidade de João Pessoa - PB. Este número foi determinado devido à saturação natural dos dados apresentados. O método analítico utilizado foi o da análise de conteúdo. Os resultados demonstraram a necessidade de adaptar-se ao “novo normal”, através da inovação e da reinvenção, procurando transparecer, sobretudo, credibilidade e confiança aos clientes na prestação de serviços. Contudo, algumas dificuldades encontradas residem majoritariamente na preparação do alimento e das refeições, assim como na mão de obra utilizada para essa preparação, o que demanda uma preocupação especial para manter um padrão de excelência para estes itens e para os atributos considerados de alto valor pelo cliente no contexto pandêmico.
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