FINANÇAS PESSOAIS: UMA COMPARAÇÃO TRANSCULTURAL ENTRE O BRASIL E OS ESTADOS UNIDOS
Resumo
Palavras-chave
Texto completo:
PDFReferências
ALDULAIMI, S. The influence of national culture on commitment that produce behavioral support for change initiatives. International Journal of Applied Economics, Finance, and Accounting, v. 3, n. 2, p. 64-73, 2018. https://www.researchgate.net/publication/330679394_The_Influence_of_National_Culture_on_Commitment_that_Produce_Behavioral_Support_for_Change_Initiatives
ATHAYDE, A. L. M.; SANTOS, C. L. T.; FIUZA, G. D.; COSTA, A. C. R. Gestão Internacional de Pessoas: Novas Possibilidades de Pesquisa. Pretexto, v. 20, n. 2, p. 67-86, 2019. URL: http://revista.fumec.br/index.php/pretexto/article/view/5971
CAMPARA, J. P; VIEIRA, K. M; CERETTA, P. S. Entendendo a atitude ao endividamento: Fatores comportamentais e variáveis socioeconômicas o determinam? Revista de Ciência Administrativa, v. 15, n. 1, p. 5-24, 2016. http://www.periodicosibepes.org.br/index.php/recadm/article/view/2012
CUNHA, M. P. O mercado financeiro chega à sala de aula: educação financeira como política pública no Brasil. Educação & Sociedade, v. 41, p. 1-14, 2020. https://doi.org/10.1590/es.218463
DINIZ, A. P. C.; VIEIRA, K. M.; POTRICH, A. C. G.; CAMPARA, J. P. Influência das variáveis socioeconômicas e demográficas no bem-estar financeiro: um estudo do comportamento maranhense. Revista UNIABREU, v. 7, n. 17, p. 218-234, 2014. https://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RU/article/view/1463/pdf_164
DOMINGOS, R. Terapia Financeira: Realize seus sonhos com educação Financeira. 1. ed. São Paulo: DSOP, 2013.
DUARTE, S.; MARÍN-TAPIA, K. A.; DE LA HOZ, A. P. Desarrollo de competencias en educación económica y financiera para la toma de decisiones informadas del ciudadano común. Revista Logos, Ciência & Tecnologia, v. 12, n. 1, p. 95-109, 2020. https://doi.org/10.22335/rlct.v12i1.1103
FIELD, A. Discovering Statistics Using IBM SPSS Statistics (04 ed.). London: Sage Publications, 2013.
FIORI, D. D; MAFRA, R. Z; FERNANDES, T. A.; FILHO, J. B; NASCIMENTO, L. R. C. O efeito da educação financeira sobre a relação de adimplência e trabalhadores da cidade de Manaus. Revista Sinergia, v. 21, n. 2, p. 31-45, 2017. https://doi.org/10.17648/sinergia-2236-7608-v21n2-7215
FRANZONI, P.; QUARTIERI, M. T. Tarefas investigativas relacionadas à educação financeira: possibilidades de conjecturas e estratégias de resolução. Ciência & Educação, v. 26, p. 1-15, 2020. https://doi.org/10.1590/1516-731320200057
GRABLE, J. E.; CUPPLES, S.; FERNALTT, F.; ANDERSON, N. Evaluating the link between perceived income adequacy and financial satisfaction: A resource deficit hypothesis approach. Social Indicators Research, v. 114, n. 2, p. 1109-1124, 2012. https://doi.org/10.1007/s11205-012-0192-8
HOFMANN, R. M. Os vieses cognitivos e suas implicações para educação financeira: o caso do “efeito Brumadinho” na construção de gráficos. Boletim de Educação Matemática – BOLEMA, v. 34, n. 67, p. 564-582, 2020. https://doi.org/10.1590/1980-4415v34n67a11
HOFSTEDE, G. Dimensionalizing Cultures: The Hofstede Model in Context. Online Readings in Psychology and Culture, v. 2, n. 1, p. 1-26, 2011. https://doi.org/10.9707/2307-0919.1014
HOFSTEDE INSIGHTS. Country Comparison Tool. Disponível em: from https://www.hofstede-insights.com/country-comparison/brazil,the-usa/ Acesso em: 31 mar. 2021.
JOO, S.; GRABLE, J. E. An exploratory framework of the determinants of financial satisfaction. Journal of Family and Economic Issues, v. 25, n. 1, p. 25-50, 2004. https://doi.org/10.1023/B:JEEI.0000016722.37994.9f
LIMA, R. A. A; FIGUEIREDO, F. N. L; JUNIOR, R. V; VENTURA, A. F. A. Educação Orçamentária Familiar: Uma ferramenta que promove o controle financeiro doméstico. Caminho Aberto, v. 3, n. 4, p. 55-63, 2016. http://dx.doi.org/10.35700/ca20160455-631862
LIN, J. T.; BUMCROT, C.; ULICNY, T.; MOTTOLA, G.; WALSH, G.; GANEM, R.; KIEFFER, C.; LUSARDI, A. The State of US Financial Capability: The 2018 National Financial Capability Study. 2019. Disponível em: https://www.usfinancialcapability.org/downloads/NFCS_2018_Report_Natl_Findings.pdf. Acesso em: 18 abr. 2021
MAGRO, C. B. D.; GORLA, M. C.; SILVA, T. P. da; HEIN, N. The effect of family on the financial behaviors of adolescents in public schools. Revista de Contabilidade e Organizações – RCO, v. 12, p. 1-21, 2018. http://dx.doi.org/10.11606/issn.1982-6486.rco.2018.142534
MAIA, K.; CATELAN, D. W.; BACCHI, D. M.; FONSECA, M. S. Diferenças salariais e discriminação por gênero e cor no mercado de trabalho da região sul do Brasil. Revista Estudo & Debate, v. 25, n. 1, p. 7-31, 2018. http://dx.doi.org/10.22410/issn.1983-036X.v25i1a2018.1351
MANIÇOBA. R. F. Contribuição do nível educacional no comportamento financeiro pessoal. Faz Ciência, v. 19, n. 30, p. 34-48, 2017. https://doi.org/10.48075/rfc.v19i30.14447
MARTELO, J. R.; FAVERO, E.; SOUZA JÚNIOR, W. D. de. Personality traits and financial decisions: a study of youths in the Brazilian Army. Revista de Contabilidade e Organizações – RCO, v. 14, p. 2-11, 2020. https://doi.org/10.11606/issn.1982-6486.rco.2020.166547
MEDEIROS, J. T.; BARBOSA, A.; SILVA, J. D. G. da; COSTA, F. H. da. Financial decision-making under uncertainty: a study with undergraduate students in Accounting and Business Administration. Revista de Contabilidade e Organizações – RCO, v. 30, p. 36-45, 2017. https://doi.org/10.11606/rco.v11i30.121748
MELO, C. L. L. de; SILVA, C. A. T. Finanças comportamentais: um estudo da influência da faixa etária, gênero e ocupação na aversão à perda. Revista de Contabilidade e Organizações – RCO, v. 4, n. 8, p. 3-23, 2010. https://doi.org/10.11606/rco.v4i8.34756
MESSIAS; J. F.; SILVA, J. U.; SILVA, P. H. C. Marketing, crédito & consumismo. ENIAC Pesquisa, v. 4, n. 1, p. 43-59, 2015. https://doi.org/10.22567/rep.v4i1.232
MILES, J.; SHEVLIN, M. Applying regression and correlation. London: Sage, 2001.
MOREIRA, A. da S. Dinheiro no Brasil: um estudo comparativo do significado do dinheiro entre as regiões geográficas brasileiras. Estudos de Psicologia, v. 7, n. 2, p. 379-387, 2002. https://www.scielo.br/pdf/epsic/v7n2/a19v07n2.pdf
MOTTA, L. A. S. da; GOMES, J. S. Interações entre cultura nacional, cultura organizacional e gestão pública. Contabilidad y Negocios, v. 14, n. 27, p. 89-113, 2019. http://revistas.pucp.edu.pe/index.php/contabilidadyNegocios/article/view/21369
ORGANIZAÇÃO PARA COOPERAÇÃO E DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO – OCDE. Launch: Results of the OECD PISA 2018 financial literacy assessment of students. 2018. Disponível em: https://www.oecd.org/daf/fin/financial-education/launch-pisa-financial-literacy-results-2018.htm. Acesso em: 18 abr. 2021.
OLIVIERI, M. F. A. Educação Financeira. ENIAC pesquisa, v. 2, n. 1, p. 43-51, 2013. https://doi.org/10.22567/rep.v2i1.108
RIBEIRO, C. T. Agenda em políticas públicas: a estratégia de educação financeira no Brasil à luz do modelo de múltiplos fluxos. Cadernos Ebape.br, v. 18, n. 3, p. 486-497, 2020. http://dx.doi.org/10.1590/1679-395120190038
ROBB, C. A.; WOODYARD, A. Financial Knowledge and Best Practice Behavior. Journal of Financial Counseling and Planning, v. 22, n. 1, p. 36-46, 2011. https://files.eric.ed.gov/fulltext/EJ941903.pdf
SACCONATO, A. L.; MENEZES-FILHO, N. A diferença salarial entre os trabalhadores americanos e brasileiros: uma análise com micro dados. In: XXIX Encontro Nacional de Economia – Associação Nacional dos Centros de Pós-Graduação em Economia – ANPEC Anais... Brasil. Disponível em: https://ideas.repec.org/p/anp/en2001/095.html. Acesso em: 18 abr. 2021.
SANTANA, J. C. B; VIDOTTI, J. F.; OLIVEIRA, E. C. O vermelho está para a mulher assim como o azul está para o homem: Uma análise do endividamento dos acadêmicos de uma instituição de ensino superior em relação ao gênero. In: XXIII Evento de Iniciação Científica do Centro Universitário Autônomo do Brasil. Anais... Curitiba, Brasil.
SARAIVA, K. S. Os sujeitos endividados e a educação financeira. Educar em Revista, v. 66, p. 157-173, 2017. http://dx.doi.org/10.1590/0104-4060.53867
SAVOIA, J. R. F.; SAITO, A. T.; SANTANA, F. A. Paradigmas da educação financeira no Brasil, Revista de Administração Pública – RAP, v. 41, n. 6, p. 1122 -1141, 2007. https://www.scielo.br/pdf/rap/v41n6/06.pdf
SCHERESBERG; C. de B. Financial literacy and financial behavior among Young adults: Evidence and implications. National Numeracy Network, v. 6, n. 2, p. 1-21, 2013. http://dx.doi.org/10.5038/1936-4660.6.2.5
SERVIÇO DE PROTEÇÃO AO CRÉDITO BRASIL – SPC BRASIL. Em cada dez brasileiros, apenas um tem renda para pagar despesas de início de ano, mostra pesquisa CNDL/SPC Brasil. 2020. Disponível em: https://www.spcbrasil.org.br/pesquisas/pesquisa/7140. Acesso em: 06 jun. 2020.
SILVA, T. P. da.; MAGRO, C. B. D.; GORLA, M. C.; NAKAMURA, W. T. Financial education level of high school students and its economic reflections. Revista de Administração – RAUSP, v. 52, p. 285-303, 2017. https://doi.org/10.1016/j.rausp.2016.12.010
SILVA, A. M; POWELL, A. B. Currículos de educação financeira para as escolas nos Estados Unidos. Revista de Educação, Ciência e Matemática, v. 6, n. 3, p. 19-35, 2016. http://publicacoes.unigranrio.edu.br/index.php/recm/article/view/4235
SOUSA, A. F. de; TORRALVO, C. F. A gestão dos próprios recursos e a importância do planejamento financeiro pessoal. In: Anais... São Paulo, USP/FEA/PPGA, 2004. Disponível em: https://repositorio.usp.br/item/001401661. Acesso em: 18 abr. 2021
TABACHNICK, B. G.; FIDELL, L. S. Using multivariate statistics (06 ed.). New York, USA: Harper Collins, 2013.
URBAN, C.; SCHMEISER, M.; COLLINS, J. M.; BROWN, A. The effects of high School personal financial behavior. Economics of Education Review, v. 78, p. 1-37, 2020. https://doi.org/10.1016/j.econedurev.2018.03.006
VIEIRA, K. M.; MOREIRA JÚNIOR, F. de J.; POTRICH, A. C. G. Indicador de educação financeira: proposição de um instrumento a partir da teoria da resposta ao item. Educação & Sociedade, v. 40, p. 1-33, 2019. https://doi.org/10.1590/ES0101-73302018182568
VIEIRA, K. M.; FLORES, S. A. M.; POTRICH, A. C.; CAMPRA, J. P.; PARABONI, A. L. Percepção e comportamento de risco financeiro: Análise da influência da ocupação e demais variáveis sociodemográficas. Revista de Gestão, Finanças e Contabilidade, v. 3, n. 3, p. 130-147, 2013. https://doi.org/10.18028/2238-5320/rgfc.v3n3p130-147
VIGNOLES, V. L. et al. Beyond the “East-West” Dichotomy: Global Variation in Cultural Models of Selfhood. Journal of Experimental Psychology: General, v. 145, n. 8, p. 966-1000, 2016. https://www.apa.org/pubs/journals/features/xge-xge0000175.pdf
WORLD VALUES SURVEY – WVS. What we do. 2021. Disponível em: http://www.worldvaluessurvey.org/WVSContents.jsp. Acesso em: 30 mar. 2021.
YAZBAK, P. Brasil é o 74° em ranking de global de educação financeira. 2015. Disponível em: https://exame.com/invest/minhas-financas/brasil-e-o-74o-em-ranking-global-de-educacao-financeira/. Acesso em: 18 abr. 2021.
YUNIAWAN, A.; DJASTUTI, I.; HIDAYATI, R.; UDIN, U. Investigating the effect of national culture and affective commitment on employee performance: An empirical study in Indonesian banking sector. Revista Espacios, v. 41, n. 22, p. 67-78, 2020. http://www.revistaespacios.com/a20v41n22/a20v41n22p06.pdf