ANÁLISE COMPREENSIVA DO SISTEMA DE FINANCIAMENTO EM CANAIS DE DISTRIBUIÇÃO

dusan schreiber, Fábio Azeredo Martins

Resumo


O financiamento de operações organizacionais representa, normalmente, um desafio relevante para a maioria das empresas que atuam em mais diversos setores econômicos, independente do porte (micro, pequeno ou grande). Os motivos para a necessidade de financiamento de suas operações também são variados, com destaque para o desencontro dos prazos médios de recebimento e pagamento. Em oposição ao senso comum, segundo o qual o crescimento de volume de vendas é sempre positivo, quando a organização se depara com prazos de recebimento e pagamento díspares, a falta de caixa se agrava, suscitando a necessidade de captação de recursos financeiros no mercado. Neste artigo os autores realizaram uma análise compreensiva da necessidade de financiamento em canais de distribuição de componentes eletrônicos e materiais elétricos. Os resultados evidenciaram a reduzida capacidade de financiamento operacional, principalmente no último elo da cadeia, que atende o consumidor final, o que compromete o resultado econômico dos atores envolvidos e desestímulo para o fortalecimento das relações entre os fabricantes, distribuidores, revendedores e prestadores de serviços.


Palavras-chave


financiamento; canais de distribuição; capital de giro; gestão.

Texto completo:

PDF

Referências


Assaf Neto, A., & Lima, F. G. 2011. Administração do capital de giro. 3. ed. São Paulo: Atlas.

Cervo, A. L., Bervian, P. A., & Silva, R. 2007. Metodologia científica. 6. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall.

Copeland, T., Koller, T., & Murrin, J. 2000. Avaliação de empresas valuation: calculando e gerenciando o valor das empresas. São Paulo: Makron Books.

Coughlan, A. T., Anderson, E., Stern, L. W., & El-Ansary, A. I. 2002. Canais de marketing e distribuição. Porto Alegre: Bookman.

Cunha, A. S., & Soares, T. C. 2010. Aspectos relevantes do planejamento no crescimento das micro e pequenas empresas (MPE). Revista da Micro e Pequena Empresa, Campo Limpo Paulista, v. 4, n. 3, p. 15-39. Disponível em: . Acesso em: 11 mar. 2019.

Ceretta, P. S., Denardim, A. P. G., Andrade, C. L., & Scherer, S. I., 2002. Capital de giro: fontes de financiamento às micro, pequenas e médias empresas. In: SEMINARIOS EM ADMINISTRAÇÃO, 7., 2002, São Paulo. Anais... São Paulo: USPFEA.

Durski, G. R. 2003. Avaliação de desempenho em cadeias de suprimentos. Revista FAE, Curitiba, v. 6, n. 1, p. 27-38, jan./abr. Disponível em: . Acesso em: 15 fev. 2019.

Engel, J. F., Blackwell, R. D., & Miniard, P. 2000. Comportamento do consumidor. Rio De Janeiro: Livros Técnicos e Científicos.

FEBRABAN. 2018. Vendor Finance. Disponível em: . Acesso em: 17 jun. 2018.

Fetter, D. M., & Lemos, A. N. L. 2014. Capital de giro: um estudo sobre as estratégias adotadas por uma empresa do ramo agrícola. Revista Tecnologia e Tendências, v. 9, n. 2, jul.

Fortuna, E. 2017. Mercado financeiros: produtos e serviços. 21. ed. Rio de Janeiro Qualimark.

Gerhardt, T. E., & Silveira, D. T. 2009. Métodos de pesquisa. Porto Alegre, RS: UFRGS.

Gil, A C. 2008. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas.

Global Entrepreneurship Monitor. GEM. 2004. Empreendedorismo no Brasil.

Gonzáles, V. L. 2007. Trade marketing: la gestión eficiente de las relaciones entre fabricante y distribuidor. Madri: Piramide.

Hofmann, E.; Ktozab, H. 2010. A supply chain-oriented approach of working capital management. Journal of business logistics, v. 31, n. 2. Disponível em: . Acesso em: 18 nov. 2018.

Kassai, J. R., & Kassai, S. 2001. Balanço perguntado: uma solução para as pequenas empresas.In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CUSTOS, 8., São Leopoldo/RS. Anais... São Leopoldo: Unisinos, 2001b.

Kerr, R. B. 2011. Mercado financeiro e de capitais. São Paulo: Pearson Prentice Hall.

Kotler, P., & Keller, K. L. 2016. Administração de marketing. São Paulo: Pearson Prentice Hall.

Lakatos, E. M., & Marconi, M. A. 1999. Técnicas de pesquisas. 4. ed. São Paulo: Atlas.

Lanz, L. Q., Costa, A. R., Perufo, J. V, & Gaudioso, M. A. 2015. Sistema de garantias para cadeias produtivas: modelo de securitização para FIDCs. Revista do BNDES, v. 6, n. 12, p. 311-348. Disponível em: . Acesso em: 19 nov. 2018.

Megliorini, E. 2009. Administração financeira: uma abordagem brasileira. São Paulo: Pearson Prentice Hall.

MIRANDA, A. M. L. M. 2017. O modelo de rating desenvolvido no Banco Português de Investimento. Dissertação (Mestrado em Matemática Aplicada À Economia e Gestão) - Universidade de Lisboa, Lisboa.

NASCIMENTO, A. 2014 Gestão de capital de giro. São Paulo: Pearson Education do Brasil.

OLIVEIRA, D. P. R. 1999. Empresa familiar: como fortalecer o empreendimento e otimizar o processo decisório. São Paulo: Atlas.

Pfohl, H. C., & Gomm, M. 2009. Supply chain finance: optimizing financial flows in supply chains. Logistics Research, v. 1, n. 3–4, p. 149–61.

Prodanov, C. C., & Freitas, E. C. 2009. Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. Novo Hamburgo: Feevale.

Roccato, L. P. 2008. A bíblia de canais de vendas e distribuição. São Paulo: M. Books.

Rodrigues, E. A. S., & Takeda, T.; Araújo, A. P. 2004. Qual o impacto das garantias reais nas taxas de juros de empréstimo bancário no Brasil? Uma breve avaliação com base nos dados do SCR. Departamento de Estudos e Pesquisas do Banco Central do Brasil – Depep. São Paulo. Disponível em: Acesso em: 18 maio 2019.

Santos, A. M. M. M., & Guarneri, L. S. 2000. Características gerais do apoio a arranjos produtivos locais. BNDES Setorial, Rio de Janeiro, n. 12.

Santos, F., Crocco, M., & Lemos, M. B. 2002. Arranjos e sistemas produtivos locais em” espaços industriais” periféricos: estudo comparativo de dois casos brasileiros. Revista de Economia Contemporânea, v. 6, n. 2, p. 147-180.

Silva, E. L., & Menezes, E. M. 2005. Metodologia da pesquisa e elaboração de dissertação. 4. ed. Florianópolis: UFSC.

Silva, W. T., Diniz, L. M, Silva, W. R., Filho, C. G.,& Junior, C. L. N. 2018. Os principais fatores que impulsionam a compra por impulso. In: CONGRESSO LATINO-AMERICANO DE VAREJO E CONSUMO: TRANSFORMAÇÃO DIGITAL NO VAREJO, 12., 2018, São Paulo. Anais... São Paulo: FGV. Disponível em: Acesso em: 19 mar. 2019.

Solomon, M. R. 2016. O Comportamento do consumidor: comprando, possuindo, sendo. 11. ed. São Paulo: Bookman.

SPC BRASIL. 2015. Os influenciadores de compra por impulso. Disponível em: Acesso em: 19 mar. 2019.

Tavares, R. 2014. Operações de crédito: produtos e serviços bancários. Curitiba: InterSaberes.

Wallmeier, R. Die Optimierung der Financial Supply Chain. 2004. In: Read, C., & Scheuermann, H.D. CFO: die integrative kraft im unternehmen. [S.l.]: Bonn. P. 71–106.


Desenvolvido por:

Logomarca da Lepidus Tecnologia