CULTURA DE INOVAÇÃO: REVISÃO DE LITERATURA DAS PUBLICAÇÕES QUALIS A1 A B2 DE 2009 A 2019
Resumo
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Cultura de inovação é um construto valorizado porque é um meio utilizado pelas organizações para se manterem competitivas no mercado econômico, todavia a despeito da relevância teórica e prática do conceito ele se encontra em estágio de construção. Trata-se de um fenômeno multidimensional, compreende a cultura organizacional que endossa e oferece suporte, nos diversos níveis da organização, à inovação. Assim, considerando a relevância teórica e prática da temática, o presente artigo teve como objetivo realizar uma revisão da literatura científica sobre cultura de inovação, no período de 2009 a 2019, dos artigos publicados nos periódicos melhor avaliados das áreas de Psicologia e Administração (A1 a B2), conforme a avaliação no último quadriênio de avaliação dos periódicos (2013-2016) da base de dados Periódicos da Plataforma Qualis Capes. Foram identificados 21 artigos, sendo oito quantitativos, dez qualitativos, três mistos. No que diz respeito às medidas de cultura de inovação se observa que os instrumentos apresentam uma visão multidimensional, com qualidade psicométrica e estreita relação com a cultura organizacional, embora ainda recentes na literatura. Os achados mostram que essa variável ainda está em fase de formação, embora se direcione para a importância do envolvimento das pessoas para sedimentar a prática da cultura de inovação. Fato esse, que contribui para a competitividade e desenvolvimento econômico. A partir da análise dos trabalhos são propostas novas investigações.
Palavras-chave: Cultura Organizacional, Inovação, Cultura.
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