COMPORTAMENTO DE CONSUMO DE PRODUTOS COM APELO ECOLÓGICO: UM LEVANTAMENTO COM OS ALUNOS DA UFCG/PB
Resumo
O objetivo deste estudo foi analisar as atitudes de consumo consciente entre os estudantes da Universidade Federal de Campina Grande – UFCG em relação ao consumo de produtos com apelo ecológico. Para tanto, realizou-se um levantamento de natureza descritiva e exploratória. Os resultados evidenciam que os pesquisados possuem consciência dos problemas ambientais provenientes do processo de escolha, produção, consumo e descarte de produtos, como também da importância em se construir uma relação harmônica entre o homem e a natureza. Entretanto, quando se tratam dos componentes cognitivos, afetivos e comportamentais das suas práticas de consumo, os resultados demonstraram baixos níveis de associação de práticas de consumo consciente por parte dos investigados, o que aponta para a necessidade de desenvolver estratégias e investimentos em educação ambiental.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFReferências
ABEP. Critério de Classificação Econômica: Brasil 2015. ABEP, 2015.
AJZEN, Icek; FISHBEIN, Martin. Understanding attitudes and predicting social behaviour. New Jersey: Prentice-hall, 1980.
BRAGA JUNIOR, S. S. et al. Atributos de Estilo de Vida do Consumidor Relacionados ao Consumo de Produtos Orgânicos no Varejo Especializado. REMark, v. 13, n. 5, p. 36, 2014.
CALOMARDE, J. V. Marketing ecológico. Madrid: Pirâmide, ESIC, 2000.
DACIÊ, Franciele do Prado et al. Quem é o “Bicho Verde”? Um estudo do comportamento verde de alunos do Estado do Paraná. Organizações e Sustentabilidade, v. 3, n. 1, p. 109-139, 2015.
DA LUZ, A. A., et. .al; Sustainable Development and Conscious Consumption: A Perception of Undergraduate Interns in the Region of Campos Gerais, Paraná, Brazil.. Interciencia, v. 41, n. 5, p. 312-318, 2016.
FABI, Maria J. da S.; LOURENÇO, Cléria Donizete da Silva; SILVA, Sabrina S. da. Consumo Consciente: a atitude do cliente perante o comportamento sócio-ambiental empresarial. 2010.
FONSECA, J. J. S.. Metodologia da pesquisa científica. 1. ed. Fortaleza: UEC, 2002.
GARCIA, M. N. et al. Estudo sobre o comportamento do consumidor em relação à questão ambiental. Revista de Gestão Social e Ambiental – RGSA. v. 5, n. 1, p. 140-157, jan./abr., 2011.
GONÇALVES-DIAS, Sylmara Gonçalves. O desafio da gestão de resíduos sólidos urbanos. GV-executivo, v. 11, n. 1, p. 16-20, 2012.
GORNI, Patrícia Monteiro; GOMES, Giancarlo; DREHER, Marialva Tomio. Consciência ambiental e gênero: os universitários e o consumo sustentável. RGSA-Revista de Gestão Social e Ambiental, v. 6, n. 2, p. 165-179, 2012.
GROHMANN, M. Z. et al.. Comportamento ecologicamente consciente do consumidor: Adaptação da Escala ECCB para o contexto brasileiro. Revista de Gestão Social e Ambiental – RGSA. v. 6, n. 1, p. 102-116, jan./abr., 2012.
HAWKINS, Del I.; MOTHERSBAUGH, David L.; BEST, Roger J. Comportamento do consumidor: construindo a estratégia de marketing. Elsevier, 2007.
LIN, Pei-Chun; HUANG, Yi-Hsuan. The influence factors on choice behavior regarding green products based on the theory of consumption values. Journal of Cleaner Production, v. 22, n. 1, p. 11-18, 2012.
MENDES, J. N. S. et al. Consumo e sustentabilidade: um levantamento das práticas cotidianas de consumidores na cidade de Campina Grande/PB. Amazônia, Organizações e Sustentabilidade, v. 5, n. 1, p. 21-38, 2016.
MINGOTI, S. A. Análise de dados através de estatística multivariada: uma abordagem aplicada. 2. ed. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2013.
MOBLEY,Catherine; KILBOURNE, William. Gender Differences in Pro-Environmental Intentions: A Cross-National Perspective on the Influence of Self-Enhancement Values and Viewson Technology. Sociological Inquiry, v. 83, n. 2, p. 310–332, 2013.
OLIVEIRA, V. M.; CORREIA, S. E. N.; GOMEZ, C. R. P.. Escala de consumo sustentável: Um estudo comparativo entre alunos e professores da Universidade Federal de Campina Grande – PB. Revista de Gestão Social e Ambiental. v. 8, n. 3, p. 89-105, set./nov., 2014.
PORTO, Rafael Barreiros. Atitude do consumidor: estrutura dos modelos teóricos. 2010. REMark - Revista Brasileira de Marketing, São Paulo, v. 9, n. 2, p 41-58, mai./ago. 2010.
ROCHA, A. L.. Intenções e ações em relação a escolhas de produtos ecológicos: estudos sobre o comportamento do consumidor carioca. Revista Contemporânea de Economia e Gestão. v. 9, n. 1, 2011.
SOLOMON, M. R. O Comportamento do consumidor: comprando, possuindo e sendo. 5.ed. Porto Alegre: Bookman, 2002.
TUCKER, E.M. et al. Consumer receptivity to green ads: A test of green claim types and the role of individual consumer characteristics for green ad response. Journal of Advertising, v. 41, n. 4, p. 9-23, 2013.