SERVICE INNOVATION: PANORAMA OF STUDIES IN BRAZILIAN JOURNALS IN THE BUSINESS ADMINISTRATION AREA

Nathália de Melo Santos, Isabela Neves Ferraz, Everton Verga, Gisela Demo

Resumo


O presente artigo tem como propósito apresentar o cenário nacional dos estudos sobre inovação em serviços e traz os resultados decorrentes de uma análise realizada em periódicos científicos brasileiros da área de administração, com Qualis igual ou superior a B2. A apreciação dos 36 artigos levantados permitiu observar que os estudos sobre inovação em serviços, em sua maioria, caracterizam-se como empíricos, transversais, qualitativos, possuem coleta de dados baseada em entrevistas e documentos, assim como utilizam a técnica de análise de conteúdo na análise dos dados. A RAI se destacou como o principal periódico no campo de estudos da inovação em serviços e a UnB como instituição que tem o maior número de autores publicando sobre a temática. Os autores mais citados foram Schumpeter (1885) e Barras (1986), e a tecnologia da informação apareceu como a principal temática associada à inovação em serviços. Os achados coligidos também permitiram a proposição de uma agenda para futuras pesquisas, que pode contribuir para a construção de um arcabouço teórico mais consistente, no sentido de promover o avanço progressivo do conhecimento teórico-empírico sobre inovações em serviços nas organizações brasileiras.

Palavras-chave


Serviços. Inovação em Serviços. Bibliometria.

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