IMPAIRMENT TEST: UM ESTUDO SOBRE O NÍVEL DE CONHECIMENTO DOS ALUNOS DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS DAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS DO ESTADO DA PARAÍBA

Hamylla Haianny Araújo Silva, Lúcia Silva Albuquerque, Janayna Rodrigues de Morais Luz, Ricardo Ferreira Dantas

Resumo


Dada a obrigatoriedade em atender as exigências decorrentes da convergência às normas internacionais de contabilidade, nota-se o empenho das academias em instruir os discentes na operacionalização dos procedimentos contábeis. Este artigo se propõe a analisar o nível de conhecimento dos alunos do curso de Ciências Contábeis das Universidades Públicas da Paraíba no que se refere ao CPC 01(R1) – Redução do Valor Recuperável de Ativos (Impairment Test). O método da pesquisa foi descritivo com delineamento bibliográfico. A abordagem do problema foi quantitativa com obtenção de dados através de questionário estruturado. Tendo como universo de pesquisa os formandos das Universidades Públicas do Estado da Paraíba do Curso de Ciências Contábeis. A tabulação e análise dos dados foram realizadas por meio da ferramenta Microsoft Excel 2007. Os principais resultados demonstram que apesar da grande maioria responder que conhece, mesmo até de forma parcial, o CPC 01(R1), as respostas não refletem esta realidade, deficiência provavelmente atribuída à dificuldade de manter-se atualizados. Apenas dois alunos da UFPB – Campus João Pessoa representado 3% do total da amostra acertaram o questionário em sua totalidade. Ainda fica evidenciado a crescente participação do gênero feminino na área contábil.

Palavras-chave


Impairment; CPC 01(R1); Normas Contábeis

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