ESTRESSE OCUPACIONAL E LIDERANÇA
Resumo
Este artigo investiga manifestações do estresse ocupacional em líderes que atuam em Contact Center, com representação em âmbito nacional. Em termos metodológicos utilizou-se de abordagem quantitativa envolvendo 120 líderes. Os principais resultados indicaram que 73% dos pesquisados apresenta estresse variando de leve/moderado a muito intenso. Os sintomas prevalentes no grupo que apresenta estresse intenso e muito intenso foram síndrome do pânico, tontura/vertigem, dor discreta no peito sob tensão, palpitações, sensação de sufocamento e períodos de depressão. Já as fontes mais significativas de tensão excessiva relacionada ao trabalho destes líderes são relacionadas ao desrespeito humano, como práticas de humilhação, isolamento e perseguição, mantendo as pessoas num clima de insegurança e medo. Em relação aos mecanismos de regulação utilizados pelos líderes de forma mais significativa foram à experiência pessoal na solução de dificuldades no trabalho e a possibilidade de cooperação entre os pares. Por fim, em relação aos indicadores de impacto no trabalho, identifica-se a fuga das responsabilidades que antes eram assumidas de forma natural; dificuldades em relação ao processo decisório; dificuldade de concentração em relação às atividades inerentes à função e menor eficácia em relação aos resultados do trabalho.
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