ESTRESSE OCUPACIONAL E LIDERANÇA

Luciano Zille Pereira, Fernanda Cristina Costa Couto Lanna, Giovanna Iglesias Coelho

Resumo


Este artigo investiga manifestações do estresse ocupacional em líderes que atuam em Contact Center, com representação em âmbito nacional. Em termos metodológicos utilizou-se de abordagem quantitativa envolvendo 120 líderes. Os principais resultados indicaram que 73% dos pesquisados apresenta estresse variando de leve/moderado a muito intenso. Os sintomas prevalentes no grupo que apresenta estresse intenso e muito intenso foram síndrome do pânico, tontura/vertigem, dor discreta no peito sob tensão, palpitações, sensação de sufocamento e períodos de depressão. Já as fontes mais significativas de tensão excessiva relacionada ao trabalho destes líderes são relacionadas ao desrespeito humano, como práticas de humilhação, isolamento e perseguição, mantendo as pessoas num clima de insegurança e medo. Em relação aos mecanismos de regulação utilizados pelos líderes de forma mais significativa foram à experiência pessoal na solução de dificuldades no trabalho e a possibilidade de cooperação entre os pares. Por fim, em relação aos indicadores de impacto no trabalho, identifica-se a fuga das responsabilidades que antes eram assumidas de forma natural; dificuldades em relação ao processo decisório; dificuldade de concentração em relação às atividades inerentes à função e menor eficácia em relação aos resultados do trabalho.


Palavras-chave


Liderança; Estresse Ocupacional

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