ESTRATÉGIA EMPRESARIAL PARA A NATURA: ANÁLISE DE CORRELAÇÃO E PREVISÃO DOS LUCROS POR MEIO DO MODELO HOLT-WINTERS

Patrícia Schrippe, Ana Maria Weiss Iarczewski, Sara Rodrigues dos Santos, Silvana Ligia Vincenzi Bortolotti, Fernando de Jesus Moreira Junior

Resumo


A indústria brasileira de produtos de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos desponta como um setor altamente rentável e competitivo. Tendo em vista tal realidade, o presente estudo objetivou identificar o lucro líquido da empresa Natura para os anos 2015 e 2016. Dentre as ferramentas para o processo de tomada de decisão o presente artigo faz uso: (i) coeficiente de correlação produto-momento de Pearson, que correlaciona aspectos de interesse, no caso lucro líquido com 14 índices da Natura; (ii) Método de previsão Holt-Winters aditivo e multiplicativo. Quanto os principais resultados, obtidos pela análise de correlação: (1) A inovação apresenta-se como um ponto forte empresarial; (2) A educação e treinamento necessita maior atenção; e (3) Os consultores tem uma forte participação na geração do lucro empresarial. Enquanto os modelos de previsão apontaram que: (1) O modelo de previsão apresentou um bom ajuste, visto que o erro percentual médio obtido foi de 16,09% para os anos de 2013 e 2014 e; (2) As projeções para 2015 e 2016 apontam para decréscimo no lucro líquido.


Palavras-chave


Estratégia empresarial; Métodos de previsão; Holt-Winters; Coeficiente de correlação produto-momento de Pearson.

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