SATISFAÇÃO NO PROCESSO DE COMPRAS INDUSTRIAIS

Paulo de Carvalho Mesquita, Marco Aurélio Carino Bouzada

Resumo


O processo de compras nas indústrias é mais complexo que os processos de compras individuais, pois uma quantidade maior de aspectos compõe o processo. Aspectos como a documentação envolvida, a assistência técnica e comercial, serviços agregados, prazos de entrega, desempenho do produto, condições comerciais, etc, possuem importante relevância no ambiente industrial.  Os clientes podem dar importância diferente a cada aspecto e ainda podem estar menos ou mais satisfeitos em relação a cada um deles no julgamento acerca de um mesmo fornecedor.  Este artigo traz à luz a opinião de diferentes funcionários em vários cargos e setores que fazem parte do processo de compras industriais. O objetivo deste trabalho foi verificar a adequação das questões incluídas no questionário genérico ao ambiente industrial e reagrupá-las em novos blocos de questões, criando fatores, compondo um modelo mais simplificado para futura replicação da pesquisa e também permitindo sua utilização com outras empresas fornecedoras, diferentes regiões do país ou outros segmentos industriais.  Buscou-se ainda checar se a importância declarada pelos clientes industriais para cada atributo que compõe o processo de compras industriais reflete realmente a importância efetiva considerada na avaliação geral do fornecedor. Como resultado, obteve-se um novo agrupamento de questões em 7 fatores, não muito diferente do agrupamento original, e uma grande diferença entre a importância declarada e efetiva para os aspectos do processo de compra, especialmente no tocante à confiança e desempenho de produtos e soluções, atendimento dos pedidos e simpatia e relacionamento.

 


Palavras-chave


Marketing Industrial. Satisfação.Compras industriais. Compras

Texto completo:

PDF

Referências


ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 6023: Informação e documentação – referências – Elaboração. Rio de Janeiro, 2002.

CUNDIFF, E.W. et al. Marketing básico: fundamentos, São Paulo: Atlas, 1977.

DUTKA, A. AMA Handbook for Customer Satisfaction.NTC Business Books, Chicago, 1994.

DUTRA,S. Contrato de distribuição: questões práticas e polêmicas. Jus Navigandi, Teresina, ano 17, n. 3203, 8 abr. 2012. Disponível em: . Acesso em: 25 jul. 2012.

FIGUEIREDO, S.P. Gestão de Conhecimento –Estratégias competitivas para a criação e mobilização de conhecimento na empresa. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2005.

FREITAS, A.L.P.;MORAES, A.S.C. Análise importância-desempenho aplicada à avaliação da qualidade em serviços bancários.Revista Produção Online, Florianópolis, SC, v.12, n. 4, p. 1131-1161, out./dez. 2012.

GOBE, A.C. et al. Serviços de Marketing –Um Diferencial Competitivo.São Paulo: Saraiva, 2008.

HUTT, M.D. B2B Gestão de Marketing em Mercados Industriais e Organizacionais.Porto Alegre: Bookman, 2002.

KOTLER, P. Administração de marketing: a edição do novo milênio. São Paulo: Prentice Hall, 2000.

LAS CASAS, A.L. Marketing de serviços. São Paulo: Atlas, 2002

O’MALLEY, L.; TYNAN, C.Marketing de relacionamento.In: BAKER, Michael J. Administração de marketing. Rio de Janeiro: Elsevier, 2005.

PARASURAMAN, A., ZEITHAML, V. A., BERRY, L. (1985). “A Conceptual Model of Service Quality and Its Implications for Future Research”.Journal of Marketing, vol. 49, n.º 4, pp. 41-50.

PARASURAMAN, A., ZEITHAML, V.A., BERRY, L. (1988). “SERVQUAL:A Multiple-Item Scale for Measuring Consumer Perceptions of Service Quality”.Journal of Retailing, vol. 64, n.º 1, pp. 39-48.

PORTER, M.E. Competição –Estratégias Competitivas Essenciais. Rio de Janeiro: Campus, 1999.

PRATES, M.A.S.; BARROS, B.T. de. O Estilo Brasileiro de Administrar. In: Cultura Organizacional e Cultura Brasileira. São Paulo, Atlas, 1997.

SALIM, R.S. Como a necessidade de desenvolver novos produtos e/ou serviços caracteriza a estrutura e a dinâmica operacional da unidade fabril de automação, daempresa Parker Hannifin, como flexível e inovadora?Rio de Janeiro: UNESA, 2002.

SIQUEIRA, A.C.B. de. Vendas Industriais – Técnicas e Instrumentos para a Venda Business to Business.São Paulo: Editora Atlas, 1995.

SOUZA, F.J.S.F. Satisfação de Clientes: O caso de uma empresa industrial. Dissertação de Mestrado em Marketing apresentado à Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra em 2011.

TELLES, R. Marketing Empresarial –B2B.São Paulo: Saraiva, 2003.

VERGARA, S.C. Projetos e relatórios de pesquisa em administração.São Paulo: Atlas, 2010.


Desenvolvido por:

Logomarca da Lepidus Tecnologia