O Processo de Formulação de Estratégica em Universidades Públicas: o caso da UDESC

Dyogo Felype Neis, Maurício Fernandes Pereira, Alexandre Marino Costa

Resumo


Esta pesquisa analisou o processo de formulação estratégica da Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC, com base nas Perspectivas Genéricas Sobre Estratégias proposto por Whittington (2002) e focalizou duas dimensões: os resultados pretendidos com a formulação das estratégias e os processos nos quais ela ocorre. O tema diferencia-se da grande maioria das pesquisas da área, uma vez que aborda o caso de uma universidade pública com características peculiares. A pesquisa caracteriza-se como estudo de caso e os métodos utilizados incluem pesquisa teórica, pesquisa documental, observação sistemática e entrevistas em profundidade com roteiro semiestruturado, com posterior análise de conteúdo e triangulação dos dados. Constatou-se que os resultados pretendidos com as estratégias na UDESC estão relacionados a aspectos mais sociológicos do que econômicos. No que se refere à segunda dimensão, os dados demonstram que as estratégias ocorrem de forma deliberada por meio de um modelo de planejamento estratégico, que leva em consideração as peculiaridades da organização e o sistema social no qual está inserida, caracterizando a abordagem sistêmica do modelo proposto por Whittington (2002).

 


Palavras-chave


Estratégia; Formulação estratégica; Universidade Pública.

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