Métodos e Técnicas de Gestão do Conhecimento: comunidades de prática
Resumo
O propósito do presente artigo é abordar a gestão do conhecimento (GC) e a importância das Comunidades de Prática (CoP), apresentando suas vantagens, desvantagens e classificação, com o objetivo de identificar de que forma essa técnica pode auxiliar a melhorar a gestão do conhecimento nas organizações. O trabalho é de natureza predominantemente qualitativa, do tipo exploratório-explicativa e com delineamento desenvolvido a partir de pesquisa documental, bibliográfica e estudo de caso em uma organização sobre o tema em questão. Procurou-se realizar uma revisão sistemática na literatura, buscando alguns conceitos, ferramentas e técnicas de GC, enfatizando questões relacionadas às CoP’s. Os resultados indicaram que as CoP’s são técnicas muito importantes para melhorar a GC nas organizações. Todavia, de forma isolada, essas técnicas não irão solucionar as dificuldades de gestão do conhecimento nas empresas, sendo necessária uma atuação integrada com outras técnicas e ferramentas para fortalecer a estratégia e implementação de GC nas organizações.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFReferências
ACATE. Associação Catarinense de Empresas de Tecnologia. Disponível em http://www.acate.com.br/verticais. Acessado em 22/12/2011.
ARAÚJO, Aneide Oliveira; OLIVEIRA, Marcelle Colares. Tipos de pesquisa. Trabalho de conclusão da disciplina Metodologia de Pesquisa Aplicada a Contabilidade - Departamento de Controladoria e Contabilidade da USP. São Paulo, 1997.
ARARIPE, G. P. F. Proposta de um Modelo de Comunicação para um Ambiente Universitário do Século XXI. 2005. Dissertação (Mestrado em Ciências da Engenharia de Produção) – Coordenação de Pós-Graduação de Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2005.
BELL, D. The coming of post-industrial society. New York: Basic Books, 1973.
BELL, D. The cultural contradictions of capitalism. London: Heinemann, 1978.
BOTELHO, Carlos Alberto Thiengo. Análise de um projeto de capacitação empresarial sob a perspectiva das Comunidades de Prática. 2008. Dissertação (Mestrado em Administração e Desenvolvimento Empresarial) – Pós-Graduação em Administração da Universidade Estácio de Sá. Rio de Janeiro, 2008.
BROWN, J.S.; DUGUID, P. Organizational Learning and Communities-of-Practice: Toward a Unified View of Working, Learning, and Innovation. Organization Science. February, v. 2 n.1, 1991. p. 40-57.
CHRISTOPOULOS. T. Estado da Arte em Comunidades de Prática. (2004).Disponível em http://www.lidec.futuro.usp.br/downloads/conexestadodaarte.pdf . Acesso em 15/12/2010.
CERVO, Amando Luiz; BERVIAN, Pedro Alcino. Metodologia científica. São Paulo: Makron Books, 1996.
DAVENPORT, T.H.; PRUSAK, L. Working Knowledge – how organizations manages what they know. Boston: Harvard Business School Press, 1998.
DESPRES, Charles; CHAUVEL, Daniele. Knowledge Management. Journal of Knowledge Management. London: vol.3, nº2, pp.110-120 (1999). Disponível em: www.emeraldinsight/com/Insight/html/Output/Published/EmeraldFullTextArticles/230002030202.html. Acessado em 13/10/2010.
DRUCKER, P. O melhor de Peter Drucker: a sociedade. São Paulo: Nobel, 2002.
ÉBOLI, M. A Administração do Conhecimento. In: Revista Carta Capital, ano 6, n. 110, nov 1999, p.48-49
FONSECA, M. V. A. Gestão da inovação: elos de valor do ambiente 21. Apostila da disciplina Inovação nas Organizações do Programa de Engenharia de Produção da Coppe, 2004.
GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.
HAYES, N; WALSHAM, G. Participation in groupware-mediated communities of practice: a socio-political analysis of knowledge working. Information and Organization 11 (2001) 263–288.
HAGGIE, Knox; KINGSTON, John. Choosing Your Knowledge Management Strategy. Journal of Knowledge Management Practice. June 2003. School of Informatics, University of Edinburgh. Disponível em: http://www.tlainc.com/articl51.htm. Acesso em 12/12/2010.
KULKARNI, Rajendra G; STOUGH, Roger R; HAYNES, Kingsley E. Towards Modeling of Communities of Practice (CoP’s): A Hebbian Learning Approach to Organizational Learning. Technological Forecasting and Social Change. v. 64, 2000. 71–83
LAVE, J.; WENGER, E. Situated learning: legitimate peripheral participation. Cambridge: Cambridge University Press, 1991.
LIN, Fu-ren; HSUEH, Chih-ming. Knowledge map creation and maintenance for virtual communities of practice. Institute of Technology Management, National Tsing-hua University, Hsinchu 300, Taiwan, ROC, Information Processing and Management 42, 2006. 551–568.
MALHOTRA, Naresh K. Pesquisa de marketing: uma orientação aplicada. 3. ed. Porto Alegre: Bookman, 2001.
MAXIMIANO, A. C. A. Teoria geral da administração: da revolução urbana a revolução digital. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2004
MOURA, Guilherme Lima. Somos uma Comunidade de Prática? Revista de Administração Pública, Rio de Janeiro, mar./abr, 2009.
MURRAY, P.; MYERS, A. 1997. The facts about knowledge. Information Strategy 2, no. 7, September, 29–33.
NONAKA, I.; TAKEUCHI, H. The knowledge creating company: how Japanese companies create the dynamics of innovation. Oxford University Press, Oxford, 1994.
PAN, Shan L; LEIDNER, Dorothy E. Bridging communities of practice with information technology in pursuit of global knowledge sharing. Journal of Strategic Information Systems 12, 2003. 71–88.
PLESSIS, M. du. The strategic drivers and objectives of communities of practice as vehicles for knowledge management in small and medium enterprises. International Journal of Information Management 28, 2008. 61–67.
PONTE, Vera Maria Rodrigues; OLIVEIRA, Marcelle Colares et al.. Análise das metodologias e técnicas de pesquisas adotadas nos estudos brasileiros sobre BSC: um estudo nos artigos publicados no período de 1996 a 2006. I Congresso ANPCONT, 2007. http://www.anpcont.com.br/site/docs/congressoI/03/EPC079.pdf. Acessado em 12/01/2011.
PROBST, Gilbert; RAUB, Steffen; ROMHARDT, Kai. Trad. Maria Adelaide Carpigiani. Gestão do Conhecimento: os elementos construtivos do sucesso. Porto Alegre: Bookman, 2002.
RIBEIRO, Richard; KIMBLEB, Chris; CAIRNS, Paul. Quantum phenomena in Communities of Practice. International Journal of Information Management 30, 2010. 21–27.
ROBERTS, Joanne. Limits to Communities of Practice. Journal of Management Studies, v. 43, May 2006, 623–639.
SALVADOR, Ângelo Domingos. Métodos e técnicas de pesquisa bibliográfica. Porto Alegre: Sulina, 1982.
SCARBROUGH, H.; SWAN, J., Case Studies in Knowledge Management. Institute of Personnel. Development, London,1999.
SELLTIZ, Claire et al. Métodos de Pesquisa nas Relações Sociais. São Paulo: EPU, 1975.
SOUZA-SILVA, J. C. Aprendizagem Organizacional: Condições e Desafios para o Desenvolvimento de Comunidades de Prática em Organizações de Ensino Superior. 2005. Tese (Doutorado de Educação) — Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2005.
SOUZA-SILVA, J. C.; DAVEL, E. Da ação à colaboração reflexiva em comunidade de prática. Revista de Administração de Empresas, v.47 n. 3, 2007. p.53-65.
SVEIBY, K. A nova riqueza das organizações. Rio de Janeiro: Campus, 1998.
WANG, Chen-Ya; YANG, Hsin-Yi; CHOU, Seng-cho T. Using peer-to-peer technology for knowledge sharing in communities of practices. Decision Support Systems 45, 2008. p. 528–540.
WENGER, E. Communities of Practice: learning, meaning and identity. Cambridge: Cambridge University Press, 1998.
WENGER, E.; SNYDER, A. W. Jr. Communities of practice: The organizational frontier. Harvard Business Review, v.75, n.1, 2000. p. 98-136.
WENGER, E.; MCDERMOTT, R.; SNYDER, W.M. (2002). Seven Principles for Cultivating Communities of Practice. Cultivating Communities of Practice: a Guide to Managing Knowledge Boston: Harvard Business School Press, 2002.
VENTERS, Will; WOOD, Bob. Degenerative structures that inhibit the emergence of communities of practice: a case study of knowledge management in the British Council. Info Systems, 2007 349–368.
VERGARA, Sylvia Constant. Métodos de pesquisa em administração. São Paulo: Atlas, 2005.
YIN, R. K. Estudo de caso: planejamento e métodos. Trad. Daniel Grassi. 3. ed. Porto Alegre: Bookman,. 2003.
YOUNG, R. Knowledge Management: tools and techniques manual. Asian Productivity Organization. Tokyo, 2010.