Exclência na Mensuração do Desempenho: uma análise da gestão educacional e empresarial

Clandia Maffini Gomes, Alberto Souza Schimidt, Lúcia Rejane Gama Madruga, Vítor Francisco Schuch Jr., Alexander Souza Block

Resumo


O estudo tem por objetivo analisar a convergência entre os modelos de mensuração do desempenho Fundação Nacional da Qualidade - FNQ (Critérios de Excelência) e do Ministério de Educação – MEC (Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior – SINAES), e através desta convergência demonstrar que podemos nos utilizar de ambos os modelos para aperfeiçoar a gestão das instituições de ensino superior. O SINAES, utilizado para avaliar as instituições de ensino superior, tem foco pedagógico e busca a eficiência de uma gestão voltada para este objetivo, enquanto os Critérios de Excelência tem foco empresarial, da busca de resultados e aborda questões diretamente voltadas para esse objetivo. As variáveis analisadas, estão relacionadas aos critérios de qualidade da FNQ e o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – SINAES do MEC. Os resultados da análise evidenciaram uma convergência entre os dois critérios de avaliação. A análise de compatibilização delineada demonstra que os dois mecanismos de avaliação podem ser utilizados simultaneamente nas instituições de ensino superior, permitindo um diagnostico ainda mais completo da instituição.


Palavras-chave


Critérios de Excelência, Mensuração da Performance

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