O Novo Fenômeno da Expansão da Educação Superior no Brasil

Danilo de Melo Costa, Francisco Vidal Barbosa, Melissa Midori Martinho Goto

Resumo


Surge um novo fenômeno na expansão da educação superior brasileira, que desde a década de 70 estava pautada no crescimento por meio da iniciativa privada e agora apresenta seu crescimento por meio da iniciativa pública e do financiamento público. Para analisá-lo e descrevê-lo, utilizou-se como referencial: A Educação Superior no Brasil no período Pré-2002 por meio das leis de diretrizes e bases da educação nacional, apresentando as mudanças de marco legal e a grande expansão do setor privado pós 1970 e do Plano Nacional da Educação e suas principais preposições; em seguida é abordado a Educação Superior no Brasil no Período Pós-2002 por meio do Plano de Desenvolvimento da Educação e as ações que alimentaram o fenômeno identificado. A coleta dos dados se deu por meio de uma Pesquisa Documental, utilizando-se dados dos últimos Censos da Educação Superior brasileira, por meio do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais – INEP, dados do Ministério da Educação e Cultura – MEC, a respeito da participação dos atuais programas voltados para a expansão educação superior, além de pesquisa bibliográfica utilizando materiais já publicados sobre o presente tema. A análise dos dados apresenta que estamos vivendo um momento único em termos de expansão da educação superior no Brasil por meio do financiamento público. Além disso, os dados apresentaram um cenário otimista para a expansão da educação superior por meio da esfera pública para os próximos anos, algo que remete a uma democratização do atual sistema no país.

Palavras-chave


Expansão; Educação Superior Pública; Educação Superior Privada; Políticas Públicas

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