IMPACTOS INDIRETOS DAS INSTITUIÇÕES DE EDUCAÇÃO SUPERIOR PARA O DESENVOLVIMENTO REGIONAL
Resumo
O objetivo deste artigo é analisar os impactos indiretos de instituições de educação superior para o desenvolvimento regional. Esta pesquisa é de cunho quantitativo e qualitativo e esteve circunscrito no estado de Alagoas. A pesquisa quantitativa coletou dados a partir de um questionário com trinta itens verificando as dimensões de impactos indiretos, ou seja, como as instituições de educação superior influenciam o ambiente cultural, o ambiente empresarial, dinamizam as economias regionais e modificam a infraestrutura local. Um total de 646 respostas válidas foram recuperadas e analisadas pela estatística inferencial, utilizando os testes de Shapiro-Wilk, Kruskall-Wallis, MANOVA e Nemenyi. A pesquisa qualitativa entrevistou dezoito respondentes em um roteiro semiestruturado, cujos dados foram interpretados à luz da análise de conteúdo com auxílio do software N- VIVO Pró 12. Através do software clusters e correlação de Pearson por similaridade de palavras foram construídos para averiguar as categorias previamente estabelecidas. Ambas as coletas foram realizadas pela ótica da teoria da hélice tripla, investigando respondentes da esfera acadêmica, empresarial e governamental. Os resultados evidenciam que os ambientes acadêmico, empresarial e governamental apresentaram comportamentos divergentes em relação à média, ou seja, interpretam os impactos indiretos de maneiras diferentes. A pesquisa qualitativa, por meio da triangulação dos dados, mostrou que estas diferenças podem ser decorrentes de falha de comunicação, temporalidade e preconceito.
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