INVESTIMENTO SOCIAL E EFICIÊNCIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: ANÁLISE DAS CAPITAIS BRASILEIRAS

Luciano Henrique Fialho Botelho, Marco Aurélio Marques Ferreira, Thiago de Melo Teixeira da Costa, Luciano de Paula Moraes

Resumo


Avalia-se se capitais dos estados brasileiros realizam investimentos sociais eficientes, oferecendo acesso e qualidade na educação pública básica, além de caracterísitcas socioeconomicas e educacionais relacionadas. O contexto das capitais brasileiras é relevante pois apresenta elevada desigualdade e capacidade de implementar políticas de educação básica. Teoricamente, fundamenta-se no Novo Estado de Bem-Estar Social e na Nova Gestão Pública, além de debates sobre educação básica. Metodologicamente, foram aplicadas Análises Exploratória de Dados (AED) e formulados constructos e indicadores de eficiência relativa, a partir do método Data Envelopment Analysis (DEA), e realizados testes de correlações e de qui-quadrado. Os resultados apontam que a eficiência no investimento social resulta em maior acesso e qualidade na educação básica e que posições socieconômicas prévias favoráveis não estão necessariamente relacionadas com o investimento social eficiente. Conclui-se que os resultados apresentados podem ser utilizados pelas capitais para avaliarem a amplitude de suas ações e gestão na área de educação básica.


Palavras-chave


Investimento Social; Eficiência; Educação Básica

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