ESPORTE DE ALTO RISCO: SUBCULTURA DE CONSUMO E AS PRÁTICAS QUE CONSTITUEM O HABITUS DOS PARAQUEDISTAS
Resumo
O objetivo deste estudo é analisar práticas constituintes do habitus que legitimam membros de distintos núcleos da subcultura de consumo do paraquedismo. Com embasamento teórico do habitus de Bourdieu e da subcultura de consumo, este estudo utiliza abordagem qualitativa com dados coletados em dezesseis entrevistas semiestruturadas e levantamento de reportagens sobre o tema, analisados mediante análise francesa do discurso. A análise mostrou que existem quatro hierarquias de consumo (turistas, aprendizes, instrutores e atletas) distribuídas entre dois núcleos (soft e hardcore). A construção do habitus dos membros ocorre paralelamente a ascensão dos níveis hierárquicos, inicialmente por meio de práticas relacionadas ao ethos e que posteriormente evoluem e expressam o eidos e a hexis necessários para estar em uma posição social distintiva. As relações entre membros do núcleo soft e entre estes e os membros do núcleo hardcore são marcadas por comportamentos altruístas enquanto as relações internas do núcleo hardcore são hedonistas. Isso permite reconhecer o papel transformador da subcultura de consumo nas identidades dos sujeitos, visto que, conforme os membros progridem na hierarquia subcultural, o consumo de experiências de risco concentra novas disposições duradouras e gera capital subcultural distintivo.
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