O SENTIDO DE PERTENCIMENTO ACADÊMICO ATRAVÉS DA MOTIVAÇÃO, ATRATIVIDADE E INTEGRAÇÃO À SOCIEDADE: A PERCEPÇÃO DOS ESTUDANTES DE TURISMO DE UNIVERSIDADES PÚBLICAS DO SUL DO BRASIL

Edar da Silva Añaña, Simone Portella Teixeira de Mello, Patrícia Schneider Severo, Gustavo da Rosa Borges

Resumo


O trabalho aborda o sentido de pertencimento acadêmico dos estudantes de turismo de quatro universidades públicas do estado do Rio Grande do Sul (FURG, UFPel, UNIPAMPA e UFSM), por meio de três condições circunstanciais (a motivação para cursar a graduação em turismo, a atratividade dos cursos e das universidades e a integração dos estudantes à sociedade em cada local). Os questionários foram aplicados pelos próprios autores nos locais habituais de estudo dos 238 respondentes, nos campi de Santa Vitória do Palmar, Pelotas, Jaguarão e Santa Maria, respectivamente. O modelo conceitual foi analisado através de equações estruturais, relacionando os quatro construtos de interesse. Os resultados revelam que o sentido de pertencimento depende de duas forças importantes: a atratividade do curso e a integração social. A integração à sociedade local é condição básica para que os estudantes adotem a universidade como parte de si mesmos, e isto se faz tanto para os estudantes locais, quanto para os oriundos de outros lugares. A atratividade do curso também favorece o pertencimento, mas seu efeito é significativamente maior entre os estudantes vindos de fora do que entre os locais, que dispõem de um universo maior de relacionamentos.


Palavras-chave


Pertencimento à Universidade. Motivação para estudar. Atratividade do curso. Integração Social.

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