TRAÇOS DE PERSONALIDADE ANTECEDENTES DA RESISTÊNCIA AO CONSUMO PROMOVIDA PELO CIBERATIVISMO

Agnaldo Keiti Higuchi, Luciana Alves Rodas Vera

Resumo


A resistência ao consumo é um tema que tem ganhado o interesse da literatura de marketing e do comportamento do consumidor. Nesse sentido, o presente trabalho se insere no debate sobre essa temática com o objetivo de identificar os traços de personalidade antecedentes da resistência ao consumo. Por meio do arcabouço teórico do Modelo 3M de Mowen (2000) e de revisão de literatura, foi elaborado um modelo conceitual-hipotético, mesclando traços de personalidade elementares e tipos de anticonsumo propostos por Iyer e Muncy (2009). O modelo teórico foi testado por meio de pesquisa survey aplicada com estudantes de graduação e pós-graduação de uma instituição de ensino federal superior do Estado de Minas Gerais. Os resultados da análise, a qual utilizou modelagem de equações estruturais, mostram que, entre o grupo de respondentes analisado, o traço elementar amabilidade apresentou relação significante como antecedente da resistência ao consumo.


Palavras-chave


Resistência ao consumo; Anticonsumo; Ciberativismo; Modelo Hierárquico 3M, Traços de personalidade

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